quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

National Geographic (5)



Em julho de 1971, quando o astronauta David R. Scott, comandante da missão Apollo 15, se encontrava sobre a superfície lunar, realizou uma experiência simples mas de enorme transcendência histórica: pegou num martelo e numa pena e deixou-os cair simultaneamente da mesma altura.
Como resultado, já antecipado, os dois objetos cairam no solo ao mesmo tempo. O episódio foi documentado por uma gravação disponibilizada à televisão norte-americana.
Após a experiência, David Scott concluiu com satisfação; «Galileu tinha razão».
[...]
Para muitos, ele foi o primeiro cientista no sentido moderno da palavra.
O próprio Albert Einstein atribui-lhe esse estatuto de exceção quando assegurou: "Todo o conhecimento sobre a realidade nasce e acaba com a experiência. Ao entendê-la deste modo, [...] Galileu tounou-se o pai da física moderna; na realidade, é-o de toda a ciência moderna».
Houve precedentes, naturalmente.
Arquimedes ainda brilha com uma luz muito especial e o próprio Galileu considerava-o um mestre. O cientista italiano aproveitou os seus pensamentos para conjugar a matemática com a observação e a experimentação, como ninguém o tinha feito até então.
Desta forma, proporcionou a metodologia que seria replicada incessantemente e cuja essência ele soube captar numa célebre metáfora: «A filosofia está escrita nesse enorme livro que temos aberto perante os olhos, isto é, o universo, mas que não se pode entender se antes não se aprender a linguagem e não se conhecerem os caracteres com que está escrita. E essa escrita é a linguagem matemática».
O método galileano "obrigava" a natureza a procurar respostas claras para as interrogações colocadas, sem necessidade de recurso a questões filosóficas sobre as causas a respeito das quais nada se podia saber. Conseguiu portanto estabelecer com a natureza um diálogo fecundo que a humanidade sempre desejara.
[...]
Galileu foi o cientista que lançou os alicerces para que fosse possível ter uma noção mais pormenorizada dos céus e do espaço que nos rodeia. Cabe-lhe certamente uma fatia de mérito pelo festim de conhecimento que caracteriza a nossa época.

Ibidem, págs 14/19.



A edição especial de janeiro  da National Geographic, Galileu, O Método Científico - A natureza escreve-se com fórmulas, está disponível na biblioteca.


Sem comentários:

Enviar um comentário