Avançar para o conteúdo principal

Fernando Martinho


          Fernando Pessoa não foi único naquilo que fez e criou, a heteronímia, mas foi aquele que a levou mais longe e que quebrou todos os limites. Em vida não foi reconhecido, o seu génio passou despercebido. Aquando da sua morte, teve direito apenas a uma pequena notícia no Diário de Notícias porque o seu amigo Almada Negreiros teve a preocupação de informar o jornal da sua morte. A sua obra só se tornou conhecida após a descoberta da sua famosa arca que se revelou uma verdadeira lâmpada de Aladino. A cada procura foram descobertos textos e mais textos, que revelaram um génio incomparável - um ser único com uma capacidade ilimitada de inventar e de se inventar.
O seu peso na literatura portuguesa e mundial já deu azo a milhares de estudos e debates em todo Mundo e, neste momento, já existe nos seus leitores quase que uma obsessão. Pessoa é nosso escritor de culto, o nosso orgulho.
Para tentarmos descobrir um pouco mais e tentarmos penetrar na sua obra, no dia 16 de Dezembro, esteve na nossa Escola o professor Dr. Fernando Martinho. Foi um enorme prazer ouvi-lo discorrer sobre as características de Pessoa. Ficámos a saber que Álvaro de Campos era o heterónimo mais emotivo e mais próximo do Ortónimo. Revelou, ainda, que Ricardo Reis tinha sido inspirado num antigo professor do escritor e que, infelizmente, Alberto Caeiro teve uma vida breve. Foram, sem dúvida, 90 minutos de partilha e cumplicidade entre alguém que sabe muito sobre Fernando Pessoa e aqueles que desejam saber mais e mais sobre o mestre da escrita portuguesa, único e irrepetível, na minha perspetiva.
Em Pessoa viviam muitas pessoas e este encontro ajudou-nos a conhecer um pouco mais os mistérios dessas pessoas que “habitavam” (n)o nosso maior escritor e o tornaram o mais alto representante da nossa pátria: “a língua portuguesa.”
Durante esta palestra, conhecemos um pouco o  seu percurso como escritor em língua inglesa. Mas foi na nossa língua que Pessoa nos deixou uma obra múltipla que nos seduz e interpela e que, acima de tudo, nos faz sonhar por "mares d' além", onde não existem barreiras ou limitações. Foi esta a perceção que nos deixou este encontro. Um encontro de vontades, cheias de desejo em querer saber sempre mais e mais.
O Dr. Fernando Martinho encantou-nos com o seu tom calmo, mas entusiasmado, produto do seu enorme amor por Pessoa e levou-nos a viajar, de uma maneira muito especial, pelo universo pessoano.

Carolina Batista, 12º H2 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1