quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Franz Kafka




A Metamorfose é uma das obras mais conhecidas da literatura universal.
Nela, Kafka abre a porta ao mundo de Samsa, um trabalhador como qualquer outro que sofre a tragédia de se transformar num inseto da noite para o dia. A negação da aceitação dessa condição, o seu desejo de lutar contra ela, apesar das suas limitadas condições físicas, levam-no a um estado de terrível angústia, levado ao extremo pela impotência perante o facto.
Através da história simbólica de Samsa, que decorre num clima de pesadelo em vigília, Kafka analisa a situação do marginalizado, vítima de permanente incomunicação.  E explora um elemento constante em quase toda a sua obra: o totalitarismo da burocracia. 
Além disso, evidencia o seu pessimismo face ao humano, o medo da perda da identidade humana e o abandono ao instintivo. São questões atuais hoje em dia.

Os fantasmas que perseguem o escritor deram lugar ao adjetivo «kafkiano»: tudo o que é absurdo, confuso, obscurecido por uma maquinaria formal ou que se enreda nas redes de burocracias, instituições e papéis.

A Metamorfose, tal como o resto da sobra de Kafka, chega às nossas mãos graças a Max Brod,  amigo do escritor checo  que desobedeceu às ordens dadas pelo autor no sentido de destruir toda a sua obra.

Coleção Mil Folhas,  Público, 2002

Cota: 82-31 KAF [4 exemplares]


Outras obras de Franz Kafka disponíveis na biblioteca:
- O Processo  [2 exemplares]
Cota: 82.31 KAF

- Os Contos
Cota: 82.34 KAF


Sem comentários:

Enviar um comentário