sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Irvin D. Yalom





«Este é o romance mais intrigante que li nos últimos anos. Irvin Yalom concebeu um livro tenso, profundamente informativo, que nos prende da primeira à última página».

Sir Anthony Hopkins, ator

«O grande visionário psiquiatra escreveu um romance acerca de um grande visionário filósofo. Ambiciosa, erudita e envolvente, a narrativa entrelaçada de O Problema de Espinosa obriga o leitor a confrontar-se com uma questão fundamental: Poderá a razão exercer a sua força para sempre?»

Rebbeca Goldstein, autora de Bretraying Spinoza


Quando o jovem de dezasseis anos, Alfred Rosenberg, é chamado ao diretor devido a comentários antissemitas no liceu, é obrigado a estudar passagens sobre Espinosa. Rosemberg fica espantado ao descobrir que Goethe, o seu ídolo, era um grande admirador do filósofo português Bento Espinosa. Um judeu. Mais tarde, na sua vida, Rosenberg continua a ser perseguido por esse «problema de Espinosa»: como poderia o génio de Goethe inspirar-se num membro de uma raça inferior, uma raça que estava determinado a destruir?
Espinosa, um judeu português refugiado na Holanda, viveu uma vida de castigo e de isolamento. Devido aos seus pontos de vista, foi excomungado pela própria comunidade judaica de Amesterdão e banido do único mundo que sempre conhecera. Apesar de viver com poucos meios, Espinosa produziu obras que mudaram o rumo da História.
Com o passar dos anos, Rosenberg tornou-se um ideólogo nazi eloquente, fiel servidor de Hitler, e principal responsável pela política racista do Terceiro Reich. Todavia , a sua obsessão por Espinosa continuava a afetá-lo.

O romancista de sucesso mundial Irvin D. Yalom explora a mente de dois homens separados por trezentos anos, dois homens que mudaram o rumo do mundo, as vidas interiores de Espinosa, o virtuoso filósofo secular, e de Rosenberg, o ímpio assassino de massas. (...)
Yalom tem um talento único para personificar de forma inesquecível os maiores pensadores da História.

Ibidem.


O livro está disponível na biblioteca.
Cota: 101 (YAL)


Sem comentários:

Enviar um comentário