quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Cahiers Science & Vie


nebulosa Hélice 



Mais do que nunca Deus está em toda a parte.Talvez mesmo nesse objeto celeste captado pelo Hubble no cosmos infinito.
No imaginário de alguns será mesmo possível identificar na imensidão da nebulosa Hélice os reflexos azulados da íris divina.
Antropomorfismo místico? (...)
Com um total de 4 biliões de seguidores, as religiões monoteístas constituem o primeiro grupo espiritual no mundo. No entanto e do ponto de vista social, a sua influência global - pelo menos na Europa - tem tendência a diminuir. O sentimento religioso, porém, representado nas suas mais variadas formas e manifestações religiosas ganha protagonismo e importância no domínio público provocando acesas discussões.
A violência verificada em determinados meios radicais muçulmanos, o escalar das guerras santas, levantam inevitavelmente a questão da intolerância face à crença num só Deus. (...)
Mas a história das civilizações, o regresso às fontes dos textos bíblicos, as descobertas arqueológicas apresentam novas respostas e diferentes perspetivas.

Esta edição de Les Cahiers de Science et Vie, no seguimento do trabalho publicado na edição anterior sobre as origens do sagrado e dos deuses,  pretende explicar como e porquê o Judaismo,o Cristianismo e o Islamismo  - que estando desde o seu início em constante interação -  têm afetado as sociedades e consequentemente a Humanidade.
Pretende igualmente explicar como a ciência se conseguiu demarcar da religião no século XVII no estudo do monoteísmo.
Não esquecendo igualmente o importante contributo "ocular" do Hubble...

.
Isabelle Bourdial, in Editorial
(tradução livre)




O nº 131 da revista Les Cahiers de Science & Vie está disponível na biblioteca.


Sem comentários:

Enviar um comentário