sexta-feira, 13 de abril de 2012

Jorge Buescu



Acha que a matemática é um assunto árido e encerrado, vista hoje sobretudo como instrumento de tortura dos alunos?
Desengane-se! A matemática é acima de tudo uma extraordinária aventura intelectual - empolgante, dinâmica, fervilhante de ideias e em permanente construção. Há hoje mais matemáticos ativos do que em toda a História da Humanidade no seu conjunto. A matemática vive hoje uma verdadeira Idade de Ouro.
 
 
Como funciona o Google? Como é que uma megacolaboração global por meio de um blogue conseguiu demonstrar um resultado matemático? Como é que um  resultado abstruso em teoria de grupos pôde inspirar um físico a explicar o universo, nos intervalos em que não fazia surf no Havai? Qual é a melhor altura para deixar de procurar a mulher dos seus sonhos e assentar? É possível organizar  um conjunto de casamentos por forma a que ninguém tenha (pelo menos racionalmente!) tentações de casos extramatrimoniais? Qual foi a verdadeira contribuição da matemática para a crise financeira que vivemos?
 
 
Estas são algumas questões abordadas num livro que, em dúzia e meia de curtos ensaios, explica de uma forma divertida mas rigorosa como é que uma abordagem matemática do mundo enriquece a sua compreensão - e mais geralmente, a compreensão da Vida, do Universo e de Tudo o Resto.

Ibidem.


O  livro está disponível na biblioteca.

Sem comentários:

Enviar um comentário