Avançar para o conteúdo principal

Miguel Real




Provocar «o estalo mental» a propósito de “Paiaçu”


            No âmbito de uma iniciativa promovida pela BE-CRE, em articulação com o grupo disciplinar de Português, o escritor Miguel Real, especialista em cultura portuguesa, esteve presente na nossa escola para nos provocar «o estalo mental» sobre o Padre António Vieira.

            Miguel Real, o pseudónimo literário do professor de filosofia Luís Martins, partilhou com alunos e professores o seu vasto conhecimento acerca desta figura tão marcante do nosso século XVII e sempre presente nas várias vertentes que constituem a sua obra enquanto ficcionista (O sal da terra,  2008), ensaísta (Padre António Vieira e a cultura portuguesa, 2008) e autor de textos dramáticos (Vieira – O Céu na Terra, na comemoração do quarto centenário do nascimento de Padre A. Vieira e Vieira – O Sonho do Império).

            Conhecedor do percurso de Vieira pelas terras do Brasil, Miguel Real / Luís Martins pôde contar “estórias” autênticas sobre o orador e evocar locais, cores e sabores distantes que muito contribuíram para criar a empatia do auditório com esta figura tão distante do nosso tempo, mas simultaneamente tão próxima, pelos valores que encarnou.

            Numa época caracterizada pela injustiça social, pelo preconceito e pela prepotência dos mais fortes, o Padre António Vieira usou eficazmente o poder da Palavra para confrontar o Poder, denunciar os excessos cometidos no tratamento dos Negros, na exploração e escravização dos Índios e defender os Judeus e Cristãos-Novos. Através da leitura de O Sermão de Santo António aos Peixes, por exemplo, podemos perceber exatamente a crítica feita por Vieira aos colonos brancos de S. Luís do Maranhão e o modo como defendia os índios escravizados, que, por este facto, o tratavam por “Paiaçu” (Grande Pai em Tupi).

            Esta vertente humanista do “Paiaçu”, que perpassa nos seus sermões, mas que se manifesta também nas várias funções exercidas – missionário, diplomata, conselheiro político, escritor, sem esquecer a de profeta do Quinto Império – fez deste orador jesuíta mais carismático do seu tempo uma figura mal-amada pela corte, expulsa pelos colonos do Grão Pará e do Maranhão e perseguida e condenada pela Inquisição.

            A luta determinada e persistente do Padre António Vieira pelo respeito pela dignidade humana, que tantos dissabores e contratempos lhe causou, e a importância da sua obra no século XVII justificam «o estalo mental» nos nossos alunos, despertando-os para a leitura do sermão e sensibilizando-os para a dimensão que a vida e obra deste pregador assumem na história da cultura portuguesa.

Mais informação disponível sobre o Padre António Vieira na exposição patente na BE-CRE, durante o mês de janeiro.

professora Teresa Lucas


A documentação facultada na sessão encontra-se aqui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1