Avançar para o conteúdo principal

Gloria in Excelsis



"Gloria in Excelsis - Histórias Portuguesas de Natal" é uma antologia de contos de autores portugueses organizados, selccionados e apresentados pelo poeta Vasco Graça Moura.
A antologia, uma edição rara no mercado editorial português, reúne  28 histórias de Natal de 23 nomes cimeiros da literatura portuguesa - "O Suave Milagre", de Eça de Queiroz, "A Noite que Fora de Natal", de Jorge de Sena, "Natal" de Miguel Torga, "Natal dos Pobres", de Raul Brandão, "Conto do Natal", de José Régio, "O Natal do Dr. Crosby" ou "Natal Branco", ambos de José Rodrigues Miguéis, "Noite de Natal", de Manuel da Fonseca, "A Noite em que prenderam o Pai Natal", José Eduardo Agualusa, entre outros.
José de Andrade Ferreira, Ramalho Ortigão, João da Câmara, Abel Botelho, Fialho de Almeida, Aquilino Ribeiro, Ferreira de Castro, Vitorino Nemésio, Domingos Monteiro, Maria Judite de Carvalho, Natália Nunes, José Saramago, Urbano Tavares Rodrigues, Alexandre O`Neill e Altino do Tojal, são os outros nomes que completam esta antologia.
Como é, então, o Natal em português? Vasco Graça Moura explica que os autores portugueses são "sobretudo sensíveis a um certo clima social, em que convergem a crença, as tradições, a afetividade, as coordenadas culturais ligadas à quadra do Natal, a própria ideia de paz entre os homens que hoje não é necessariamente um valor de matriz religiosa".
E o poeta a quem foi pedida a seleção dos textos para "Gloria in Excelsis" diz também que se deparou com algumas surpresas - a principal foi verificar que quase todos os grandes nomes da ficção portuguesa não deixou de abordar o tema.
Contos laicos ou religiosos, Natal à lareira, à volta da consoada ou do presépio, da Virgem Maria ou do Menino Jesus, da Missa do Galo ou da peregrinação dos Reis Magos, "o confronto com os azares da vida, a desgraça, a amargura, uma certa implacabilidade do destino" são temas recorrentes na literatura portuguesa de Natal, diz Graça Moura.

O livro está disponível na biblioteca

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1