terça-feira, 23 de novembro de 2010

Visões da República


Em ano de centenário, a nossa escola não podia deixar de comemorar a efeméride com algumas actividades alusivas.

Assim, neste contexto, está patente, desde 4 de Outubro, no átrio do primeiro andar do pavilhão central, continuando nas instalações do CRE, a exposição “Visões da República”. Esta exposição não se resume à abordagem dos acontecimentos do 5 de Outubro de 1910. Pelo contrário, pretende dar uma visão das mudanças ocorridas em Portugal num determinado período da sua História (1890/1926) e para as quais o republicanismo e o regime republicano contribuíram.

Assim, a exposição desenrola-se em volta de três temas expositivos: O Republicanismo, que aborda a implementação do ideário republicano numa determinada franja da população e a sua acção para minar a Monarquia; A Implantação da Monarquia, em que se referem, ainda que de forma breve, os acontecimentos do 5 de Outubro; As Mudanças da República, abarcando as transformações e problemas com que a 1ª República se debateu ao longo dos seus curtos anos de existência.

Para terminar existe ainda um núcleo expositivo referente ao patrono da escola “Leal da Câmara: um republicano na Rinchoa” e um outro dedicado à cultura material da época.

A acompanhar a exposição, os visitantes poderão ainda consultar, em suporte digital/multimédia, outras informações complementares sobre a temática, bem como ter acesso a inúmeros documentos em suporte de papel dedicados à República.

professora Lucília Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário