Avançar para o conteúdo principal

8Dias



Provocadoras manifestações.

Recentemente ocorreram manifestações de estudantes em Lisboa e Coimbra. Interessa convidar os leitores a considerar os motivos destes protestos. E testar algumas interpretações.

Seguindo a sua expressão pública, os estudantes mobilizam-se exigindo o fim dos exames nacionais, a redução das penalizações e regime de faltas no Estatuto do Aluno e mais Educação Sexual. Mas consideremos o seguite: estas exigências vão ao encontro das necessidades dos Indivíduos e da Sociedade, no mundo de hoje? Quais são as consequências dessas exigências?

Consideremos a abolição dos exames nacionais que, defendem os manifestantes, impede o acesso ao ensino superior. Os exames – com as limitações que todos os instrumentos de medida comportam – servem de referência para um perfil que os alunos no fim do percurso devem ter. Digamos que procuram confirmar se o aluno tem um conjunto de conhecimentos considerado importante. Conhecimentos que, em termos sociais e culturais, são considerados relevantes e que os futuros cidadãos devem possuir. Sejam eles os jovens que desejam concluir o ensino secundário ou os jovens que desejam prosseguir estudos para a universidade. Ambos obteriam, em exames credíveis, a avaliação pública das suas aprendizagens e a motivação para vencer esse desafio no contexto da sua vida pessoal e profissional.

Face às alternativas propostas, em particular terminar com os exames e preencher o seu percurso escolar com áreas não curriculares (com a consequente diminuição da carga horária para as áreas centrais do conhecimento), os manifestantes não receiam as acusações de quererem facilitar o seu percurso escolar? Numa Sociedade que se diz do Conhecimento e da Informação, os manifestantes não estarão a defender o contrário do que precisam? Não estarão a desvalorizar os conhecimentos e os saberes que podem garantir as condições necessárias para o exercício de uma Cidadania livre e responsável?

O que pensam os nossos leitores?

Comentários

  1. É só para o espectáculo, esta e qualquer manisfestação ou forma de luta dessenvolvida pelos estudantes do nosso país.
    Sociadade do conhecimento, é mais sociadade combalida pelos adolescentes com uma mente retrogada.
    Como é que é possivel lutar pelos nossos direitos , quando são apresentadas este tipo de exigências, é claro que para saber lutar pelos direitos à que primeiro perceber o país em que vivemos ou ser consciente da situação. Eu não concordo com os exames, porque acho que são apenas uma manobra de distracção meramente estátisca. mas mais importante é uma pergunta que gostaria de ver respondida em relação ao FMI? Portugal vai cair, na minha prespectiva, ou seja vamos ter o fmi, o governo demite-se, a minha pergunta é que futuro nos aguarda com o juros a aumentar, a UE vai acabar? se Portugal cair.

    André Sousa

    ResponderEliminar
  2. Ao leitor André Sousa,
    Deixo uma nota para (tentar) orientar a sua demanda de compreensão:
    mas os exames e o anterior investimento nos conhecimentos fundamentais, não são condições prévias para compreender o presente e tentar traçar um roteiro possível para o futuro. Para um futuro realmente possível? Até para evitar cair nas mãos de instituições como o FMI?
    Saudações,
    Luís Vilela.

    ResponderEliminar
  3. Ia-me deixando a toa Stor com essa do "demanda"
    mas ok.
    Isso são erros da minha escrita, provavelmente mal entendida.
    Stor já reparou no caso da WikiLeaks, enfim...
    Pura censura, com mãos dos E.U.A
    Onde é que estão os voos da CIA, mais uma vez vao voltar a cair em esquecimento, no stress.
    Muitas outras coisas deveriam lá estar no site, mas como nao interessa só os voos, claro!!

    André Sousa

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1