quarta-feira, 3 de novembro de 2010

As Asas do Desejo


As Asas do Desejo (Der Himmel uber Berlin), do realizador Wim Wenders , premiado com a Palma de Ouro do Festival de Cannes em 1987, é um filme que nos transporta para uma outra dimensão da realidade, onde várias histórias se cruzam num tempo feito sonho, memória e esperança, onde anjos e homens caminham lado a lado.

As sequências que escolhemos para apresentar aos alunos no Dia Internacional das Bibliotecas Escolares desenvolvem-se no interior da Biblioteca Estatal de Berlim (Staatsbibliothek zu Berlin). A biblioteca perspectivada como lugar de recolhimento, estudo, concentração, mas também de encontro, partilha e comunhão. O lugar onde podemos encontrar Homero, um velho contador de histórias, a única voz interna que se destaca dos murmúrios e que podemos ouvir, lamentando-se por não ter mais ninguém a quem contar histórias:

“ Com o tempo, aqueles que me ouviam, tornaram-se meus leitores. Não se sentam mais em círculo, mas a sós. E um não sabe nada do outro. Sou um velho de voz enfraquecida, mas a narrativa continua a surgir das profundezas e a boca entreaberta repete-as com vigor e sem esforço.”

Será que desistimos mesmo de o ouvir ou encontramos outras formas de fazer eco das suas histórias?
 
professora Manuela Martins
____________________________________
 
O filme está disponível na Biblioteca

Sem comentários:

Enviar um comentário