Avançar para o conteúdo principal

Livro da semana: Terra do Bravo

 


Título:

Terra do Bravo

Autor:

Carlos Enes

N.º de págs.

184

Sinopse:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Terra do Bravo ilustra conflitos ideológicos e políticos vividos nas ilhas, nas longas décadas de regime salazarista, recorrendo o escritor a fontes oficiais e oficiosas para organizar o lastro de referências que servirão de suporte à recriação dos acontecimentos narrados: dos presos políticos que, nos anos 30 e 40, estiveram nas masmorras do castelo de S. João Baptista, em Angra do Heroísmo, às influências movidas pelo Governador Civil da época, junto das instâncias governativas de Lisboa, no sentido de melhorar as condições mínimas de vida das populações das Ilhas Adjacentes dos Açores, passando pelas escaramuças da Justiça da Noite, pelo ensino nas escolas do Estado Novo ou pela reação dos órgãos de informação açorianos ao assalto ao «Santa Maria», a narrativa conduz o leitor pelos meandros de uma história que conjuga uma intriga simples – as vivências de uma família do meio rural, em que o protagonista se move, acompanhando pacata ou convulsivamente as fases da sua maturação, que atravessa os ritos de iniciação, as primeiras experiências sexuais e amorosas, os conflitos familiares causados pela liberdade que vai sendo conquistada, a preocupação com a maledicência, perante situações legítimas de afirmação coartadas por costumes obsoletos – com a crónica de episódios típicos, burlescos ou pitorescos, que denunciam o espírito dos adeptos do Salazarismo, preocupados em manter ciosamente a situação vigente.

Este romance constitui, assim, um registo vivo de memórias de um escritor que, tendo vivido os anos 50 e 60 na ilha Terceira, como criança e como adolescente, cria uma narrativa impregnada de um conhecimento experienciado das coisas, aliado a um gosto inequívoco pela etnografia e pela historiografia das suas raízes. Tratando-se de uma obra de maturidade afetiva e intelectual, ela revela uma desenvoltura literária que se prende ao realismo social, marcado nas opções narrativas e nas temáticas abordadas.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1