Avançar para o conteúdo principal

Bibliotecolândia - Carta aberta

 


No contexto da atividade "Bibliotecolândia" dinamizada no espaço da biblioteca, publicamos uma carta aberta dos responsáveis pela atividade e dirigida à comunidade escolar.

Esta atividade acontece no decorrer do desenvolvimento do projeto para as aulas dos alunos ACS, em que refletiram, de forma interdisciplinar, sobre os valores de uma cidadania ativa. Desafiou-se a comunidade com a 1ª edição dos "Postais de Natal", a construção do "Presépio de Valores", uma exposição de "Cidades Natal" e de "Presépios do Mundo", incluindo uma pequena mostra de presépios realizados na nossa Escola (Cerâmica, Fusing, Física e Química e o "Presépio Covid-19" da autoria dos alunos ACS. O ambiente tem sido aquecido com uma musiquinha natalícia ambiente e ainda há de acontecer um mini concerto nas escadas do pavilhão central animado pelo aluno Braima e por alguns alunos  da professora Isabel Palha.  A nossa Árvore de Natal é produto de um trabalho coletivo (Escola família alargada dos professores).

CARTA ABERTA

”Natal é em Dezembro 
Mas em Maio pode ser 
Natal é em Setembro 
É quando um homem quiser (…)”

Quando um homem quiser(1)… pode ser Natal! 

Este é o título de um poema do saudoso poeta Ary dos Santos que centra a nossa atenção no essencial, limpando da nossa mente, o bulício das ruas enfeitadas com luzes natalícias, o frenesim do consumismo, os papéis de embrulho e os laçarotes… O essencial é mesmo invisível! 

Num tempo em que parece que vivemos num casulo, muito virados para o nosso umbigo, esquecemos, facilmente, que vivemos em sociedade, em que cada um tem o seu papel e, deste modo, deve contribuir com a sua pegada para uma cidadania que se pretende que seja cada vez mais ativa! 

Nesta época natalícia que se avizinha é urgente repensar valores. E assim, nasce um presépio no Agrupamento, (des)construído, um Presépio de Valores. Um Presépio que vem lembrar o que cada um de nós pode e deve fazer se quiser que o Natal aconteça, não apenas em dezembro, mas em maio ou em setembro, “quando um homem quiser”! Basta respeitar os direitos dos outros! Não podemos pensar apenas no nosso “mundinho”… Cada um precisa de dar o seu contributo para o bem de todos! Ir mais além! 

Quando respeitamos aqueles que são diferentes de nós, quando somos solidários, quando não desperdiçamos água, quando não “assassinamos” o planeta, quando rejeitamos a violência doméstica, a pedofilia, o bullying… isto é ser cidadão! Quando um homem quiser, pode ser um cidadão consciente, ser voluntário em projetos sociais, ajudar como puder as pessoas com quem convive… fazer a diferença, fazer Natal! 

Este é o verdadeiro significado da palavra Natal: permitir o nascimento do homem novo, um homem livre dos enleios comezinhos da vida! 

Sejam a mudança que querem ver no mundo(2)! Façam o Natal acontecer! 

O núcleo de professores que lecionam os alunos ACS

_________________________________
(1) https://natura.di.uminho.pt/~jj/musica/html/ary-quandoUmHomemQuiser.html 
(2) Mahatma Gandhi

Imagem de monicore por Pixabay 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1