sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Workshop de televisão para 1300 alunos


Durante esta primeira semana de aulas do 2.º período, todos os alunos da escola viveram uma experiência única, enquadrada na Estratégia de Educação para a Cidadania: um workshop de televisão dinamizado por profissionais da área do jornalismo.
Respondendo a um desafio da Associação Unidos pela Televisão, a sala C6 foi transformada num estúdio de televisão, por onde, de segunda a sexta-feira, passaram praticamente todas as turmas da escola, num workshop de 90 minutos, totalizando 23 sessões e 46 turmas. O workshop, concebido e dinamizado por três elementos da Associação, começa com uma viagem pela história da televisão em Portugal, desde as primeiras  emissões regulares da RTP em março de 1957 até à atualidade. De seguida são explicados aos alunos os diferentes tipos de conteúdos televisivos e apresentados os vários profissionais que trabalham em televisão.

A seguir, inicia-se a parte prática, na qual os alunos são desafiados a produzir ao vivo um programa de televisão, desempenhando diferentes funções, desde operador de câmara, assistente de câmara, produtor, realizador, assistente de realizador, pivot, jornalista, etc.

O workshop despertou enorme entusiasmo em todos os alunos e talvez tenha contribuído para a descoberta de algumas vocações, dada a qualidade dos trabalhos realizados.
Agradecemos a energia, o empenho e o profissionalismo dos jovens membros da Associação Unidos pela Televisão, que deram ao longo da semana um contributo significativo para a educação para os média na nossa escola e para o projeto educativo do AELC.

Sem comentários:

Enviar um comentário