sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Nicholas Humphrey



«Nicholas Humphrey é um dos «mais notáveis investigadores da natureza e dos mecanismos da consciência. Neste livro, debruça-se sobre a evolução da espiritualidade numa visão ampla e profunda, que não esquece o contributo de humanistas, poetas e ficcionistas (tantas vezes "neurocientistas" sem o saberem) para decifrar o mysterium tremendum da alma»

João Lobo Antunes


Como é possível a consciência?
A que finalidade biológica se destina?

Em Poeira da Alma, Nicholas Humphrey, figura cimeira da investigação mundial no campo da consciência, avança uma nova teoria surpreendente. A consciência, afirma, não é senão um espetáculo de magia e mistério  que representamos para nós próprios dentro das nossas cabeças. Este espetáculo autocriado ilumina-nos o mundo e faz-nos sentir especiais e transcendentes. Assim, a consciência abre caminho à espiritualidade e permite-nos, enquanto seres humanos, colher os frutos e ansiedades de viver no que Humphrey chama «o nicho da alma».

Baseando-se na neurociência e na teoria da evolução, mas indo beber a um manancial de fontes, da filosofia à literatura, esta obra de argumentação rigorosa e intelectualmente estimulante é leitura obrigatória para quem se interroga sobre a imponência e o assombro da consciência.

Cota: 159.95 HUM



Sem comentários:

Enviar um comentário