quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Visita de estudo








No dia 28 de janeiro de 2014 realizou-se com o 12º H1 uma visita de estudo proporcionada pela Associação 25 de abril (A25a) com o objetivo de percorrer o itinerário da coluna do Capitão Salgueiro Maia. Esta atividade decorreu no contexto das Comemorações dos 40 anos dessa data tão emblemática da nossa democracia, sendo preferencialmente destinada a turmas de História do Ensino Secundário.

Alunos e professores foram recebidos por elementos da Associação, nomeadamente pelos Senhores Coronéis Aniceto Afonso, Carlos de Matos Gomes, Rodrigo de Sousa e Castro e Nuno Santa Clara Gomes. Ao longo do percurso, foram vários os destaques aos locais marcantes do 25 de abril por nós visitados. Entre outros, Terreiro do Paço, Rossio, Rua António Maria Cardoso (Sede da PIDE/DGS), Largo do Carmo, Quartel da GNR e a Sede da A25a. 
Os alunos foram divididos em dois grupos, sendo um deles guiado pelo Coronel Rodrigo de Sousa e Castro e outro pelo Coronel Carlos de Matos Gomes que nos relataram na primeira pessoa os acontecimentos e a experiência, num testemunho vivo de quem no campo protagonizou os acontecimentos e factos, o que em muito contribuiu para o enriquecimento do nosso conhecimento sobre a narrativa do 25 de abril de 1974.
A todos lisonjeou o privilégio de termos sido  a primeira turma do país a participar nesta iniciativa.

Agradecemos à Dra. Marília Afonso, antiga responsável pela RBE na DRELVT, presentemente a trabalhar como voluntária na A25a  e ao presidente da Direção da Associação, Coronel Vasco Lourenço, por terem proporcionado a partilha dos seus conhecimentos, experiências e memórias, bem como aos professores João Freitas, Fátima Monteiro, Liliana Silva e ao nosso Diretor de Turma por nos terem acompanhado.
Foi uma visita de estudo marcante que nos permitiu conhecer factos interessantes e relevantes sobre o 25 de abril, ouvir estórias que a História não narra e refletir sobre esse direito fundamental do Homem que é a Liberdade.


Vera Pires, 12º H1



Sem comentários:

Enviar um comentário