sexta-feira, 17 de maio de 2013

Quero Saber (3)



Por que é que valorizamos tanto a ciência? Talvez porque, além de nos permitir conhecer, e até certo ponto controlar, o mundo em que vivemos, a curiosidade humana não tem fim. Existe sempre algo de novo e notável a descobrir sobre nós próprios, os mistérios do planeta que habitamos e o Universo.

É por isso que nos limitamos a trazer-lhe nesta edição meia centena de factos científicos incríveis, mas também lhe explicamos os princípios singulares que os regem, ajudando-o a perceber porque cada realidade funciona como funciona.

Sabia que 84% do volume da Terra é rocha derretida? Ou que os bebés têm cerca de mais de cem ossos que os adultos? Ou que há metais tão reativos que explodem com contacto com a água? Ou ainda que os nosso vasos sanguíneos dariam a volta ao mundo duas vezes e meia?

Poderá descobrir também o maior animal de sempre, porque é que o Universo se expande em todas as suas direções, quais as causas de o bambu ser a planta que cresce mais depressa, como é possível uma pulga acelerar mais que um vaivém espacial ou o que é que justifica que os ursos polares sejam quase indetetáveis por câmaras de infravermelhos.

Se fizer as contas, verificará que ainda tem muitos mais fenómenos espantosos para desvendar, (...), desde as origens do cosmos até ao funcionamento das células do nosso corpo.

in, Editorial.
Ibidem.


O nº 32 [maio de 2013] da Quero Saber está disponível na biblioteca.



Sem comentários:

Enviar um comentário