sexta-feira, 17 de maio de 2013

Newton Gostava de Ler (4)





No dia 9 de Abril de 2013, tive a oportunidade de participar numa atividade designada “Newton Gostava De Ler”. Esta tarefa foi realizada na escola básica Padre Alberto Neto, situada em Rio de Mouro.

Para começar, devo admitir que adorei o propósito deste projeto. O seu programa tem como finalidade conjugar dois elementos de aparente contraste e que se julgavam quase impossíveis de enquadrar um no outro, neste caso, a leitura e a ciência. Quando me deram a conhecer tal atividade, esta despertou a minha total atenção, pois eu nunca havia ouvido falar na interligação destes dois tipos de conhecimento. Assim, alinhei e dirigi-me para a escola acompanhada da professora bibliotecária, a professora Liliana Silva.

Durante a sessão de leitura, a turma do 9º ano à qual recitei os dois excertos do livro As mais belas coisas do mundo, de Valter Hugo Mãe, revelou-se bastante calma e atenta, o que possibilitou que os meus nervos se desvanecessem naquele silêncio inquietante. Esta experiência, enquanto leitora, permitiu-me perceber que tenho capacidade de captar a atenção de um público desconhecido, o que foi muito gratificante para mim, visto que sou inexperiente nesta “matéria”.
Depois, tive a possibilidade de assistir a inúmeras experiências que me relembraram os tempos do básico que vivenciei e que mais marcaram a minha vida.

Gostei imenso de ter tido a possibilidade de fazer parte de um projeto tão interessante, motivador e de carácter inovador, para não falar do livro delicioso e emotivo que foi escolhido para a execução das várias tarefas. Fez-me aprender a ver a leitura de uma forma mais ampla e aperceber que esta também pode ser a junção de outras ciências, levando-nos a ver para além dos limites do que fisicamente observável.

Como conclusão, devo afirmar que este projeto nasceu de uma ideia maravilhosa, com o objetivo de incentivar os alunos a apreciar melhor tanto a arte da escrita e leitura, como a das ciências. É acessível a todos, pois as experiências executadas são muito simples e até podem ser feitas em casa. Quanto aos livros escolhidos pelos criadores do projeto em si, são livros de uma fácil acessibilidade também, o que faz com que a leitura se torne mais agradável para o leitor.


Ana Teresa Bernardino Pousadas, 10º H1



Este post também está publicado aqui


Sem comentários:

Enviar um comentário