sexta-feira, 1 de março de 2013

Livros que fizeram história (2)



 

Exposição itinerante Santillana - Livros que fizeram história

AULA ABERTA

Dias 15 e 22 de fevereiro, pelas 10 horas, teve lugar na biblioteca da Escola uma Aula Aberta sobre Livros que fizeram história, exposição itinerante amavelmente emprestada pela editora Santillana.
Os oradores que nos vieram falar destes livros foram a aluna Inês Margato do 12.º H3 (O Capital de Karl Marx) e os professores Fátima Loureiro (Biblia), Lucília Oliveira (As viagens de Marco Polo), Isabel Oliveira (Romeu e Julieta de William Shakespeare), João Manique (A origem das Espécies de Charles Darwin), Liliana Silva (Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll), Maria Manuel Costa (A Teoria da Relatividade de Albert Einstein), Luísa Supico (O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry), Guadalupe Gomes (O Segundo Sexo, Simone de Beauvoir) e Carlos Pinheiro (A enciclopédia).
Os livros sobre os quais falaram são livros infinitos, suscetíveis de inúmeras leituras ou interpretações, intemporais e que mudaram o destino do mundo, da história da humanidade – as palavras têm este poder! – e, alguns deles, das pessoas que discursaram durante a sessão.
Neste contexto foi pedido a estes oradores uma missão quase impossível: apresentar a obra de que são porta-vozes durante dez minutos. Por este facto, esta Aula não foi mais do que uma passagem de testemunho: as palavras dos livros sobre os quais falaram passaram a estar nas mãos dos elementos do auditório para que estes as leiam e discutam.
A biblioteca bateu o seu record de audiência: estiveram presentes nas duas sessões desta Aula Aberta as turmas 10.º C5, 11.º H4, 12.º C1, 12.º E1 e 12.º H3 com os respetivos professores, para além de outros elementos da comunidade.
A qualidade da iniciativa justifica que passe a ter lugar, quinzenalmente, a publicação de um post sobre cada um dos livros desta exposição.
 
professora Liliana Silva

 

Sem comentários:

Enviar um comentário