sexta-feira, 8 de março de 2013

Gabriel Mithá Ribeiro




Nas sociedades ocidentais da atualidade, muito mais que limitações ao nível dos recursos materiais e humanos, é no domínio cultural e ideológico que residem os maiores bloqueios. Um dos mais importantes fatores explicativos dessa situação é a herança secular do materialisno dialético que, ao penetrar no pensamento do senso comum um pouco por todo o mundo, tornou-nos a todos, de uma ou de outra forma, depositários de versões (ultra)simplificadas das teorias de Karl Marx. Tendemos a não duvidar de que as condições económicas determinam muito daquilo que pessoas ou grupos valem. Se há nisso inegável verdade, andamos há muito a exagerar na dose, o que nos arrasta para vícios de perceção da realidade. Quanto maiores os recursos naturais, maior a tentação de se deitar dinheiro para cima dos problemas. Em muitos casos, essa atitude agrava as dificuldades porque alimenta bloqueios culturais que impedem a procura de soluções eficazes fora do círculo materialista.
O resultado é vivermos numa época de incapacidade de isolar as questões culturais das questões materiais. Desse modo, dificilmente se percebe que uma melhor regulação da vida institucional no que respeita aos comportamentos e atitudes possa ser, em si, condição essencial para a melhoria sustentável do bem estar coletivo.
 
Ibidem. 
                
Numa iniciativa do Agrupamento de Escolas de Rio de Mouro, decorrerá no dia 10 de abril, pelas 18:30,  na Biblioteca da Leal, a ação Como ensinar História no séc. XXI, dinamizada pelo autor do livro, Gabriel Mithá Ribeiro.


 
O livro está disponível da biblioteca.

 
Cota: 94 - RIB

Sem comentários:

Enviar um comentário