terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Web Prevention & Prevention Web



Realizou-se no passado dia 11, no Estoril, um simpósio internacional Web Prevention & Prevention Web sobre a intervenção e prevenção do uso indevido e do abuso das novas tecnologias de comunicação. O evento foi promovido pelo CADIN, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil e contou com intervenções de psicólogos, médicos e educadores provenientes de países como Itália, França, Espanha e Dinamarca.
Para além dos coordenadores do Cadin,  o simpósio contou ainda com a participação da jornalista Bárbara Wong do Jornal O Público e de Cristina Ponte do Departamento Ciências da Comunicação da FCSH – UNL, Coordenadora do projeto EU Kids Online.

As intervenções debruçaram-se sobre o novo paradigma de socialização que a dependência das novas tecnologias cria nas crianças e nos jovens, sendo equacionada a possibilidade de os comportamentos aditivos poderem fazer parte de patologias aditivas de origem nervosa, uma espécie de “vício sem substâncias psico-ativas”.
Para os intervenientes, este processo de dependência ou de adição pode constituir-se como um obstáculo à socialização e, o que constitui uma nova liberdade para muitos jovens,  representa todo um novo conjunto de receios e desafios para os educadores. As novas tecnologias da comunicação vieram, assim, levantar questões e, eventualmente, gerar novos problemas. São exemplos destes as “novas” adições “sem substâncias”, as “novas” formas de invasão ou perda de privacidade, o “cyberbullying”, a insinuação a coberto do anonimato.
A falta de formação de pais e educadores é, contudo, fortemente limitadora da sua capacidade de intervenção. Verdade é que, para nos protegermos da “web” há que, inevitavelmente, saber usar a “web” de forma prevenida.

Este simpósio constitui-se como o ponto de partida de um projeto de intervenção alargado, em rede, a nível nacional, nos domínios da prevenção e da formação para a utilização correta das novas tecnologias da comunicação.
Recorde-se que a BE/CRE da ESLC participa no projeto EU Kids Online, tendo já realizado um inquérito aos alunos sobre os hábitos de utilização da internet. Prevê-se a realização de mais ações no âmbito deste projeto, de forma a alargar à comunidade educativa a reflexão em torno destas questões.

Endereços úteis:
http://www.cadin.net/sem-categoria/simposio-internacional-web-prevention-prevention-web/
http://www.seguranet.pt/blog/
http://www.seguranet.pt/tiras-seguranet


professora Ana Falé


Sem comentários:

Enviar um comentário