sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Peter Ackroyd



Passa-se no futuro, daqui a 2000 anos, o imaginativo romance de Peter Ackroyd e é ao mesmo tempo real, inventivo e surpreendente.
Platão, o orador, reúne os cidadãos de Londres para encontros ritualizados em que partilha a antiga história da sua cidade. Insiste particularmente na triste era da Toupeira (1500- 2300 dC), que existiu antes do esmorecimento das estrelas e da queima das máquinas.
Discursa sobre A Origem das Espécies de Charles Dickens, romancista do século dezanove, e sobre os números pantomínicos de Sigmund Freud.
Fornece até um glossário de expressões do século vinte, e explica alguns mitos de criação antigos tais como a "teoria das supercordas" e a "relatividade". Mas então acontece algo.
Ele tem um sonho, ou uma visão, em que embarca numa jornada real - as opiniões dividem-se - e entra numa vasta caverna subterrânea, onde os cidadãos da Londres da Toupeira ainda vivem.
Quando Platão regressa com as histórias deste mundo perdido é levado a tribunal por corromper os mais jovens através de mentiras e fábulas, uma vez que as suas palavras haviam espalhado a consternação entre eles.
Serão as suas vidas parte de uma realidade mais vasta?
E, se aprenderem a duvidar, talvez se tornem capazes de reconhecer uma verdade que ultrapassa o seu próprio mundo.
Tudo irá depender do julgamento de Platão por parte dos seus concidadãos.
Ibidem.


O livro está disponivel na biblioteca.
Cota: 82-3 (ACK)


Sem comentários:

Enviar um comentário