Avançar para o conteúdo principal

Festa e festivais



Neste Outono, veja Cinema...

Já a decorrer, em vários locais da capital (cinema S. Jorge, cinemateca, cinema Londres e Culturgest), o DOCLisboa’12 apresenta para além das obras em competição (longas e curtas metragens), um conjunto diversificado de eventos. Do vasto programa que pode ser consultado no sítio oficial do certame, destacamos as secções Investigações, um cinema exploratório, de estudo e debate acerca de questões contemporâneas de grande relevância com participações muito distintas (China, Japão, República Checa, França) e Verdes Anos, um espaço dedicado às primeiras obras de jovens realizadores e à produção audiovisual das escolas de cinema.
Paralelamente, o público pode usufruir de outras iniciativas como exposições e instalações, apresentação de livros e DVD (s), retrospetivas de autores (Milos Forman, Polanski, Chantal Akerman) e de grupos de vanguarda (os chamados coletivos radicais dos anos 60 e 80), oficinas de formação e espaços de debate.
Estão também agendados uma homenagem ao realizador Fernando Lopes, desaparecido recentemente e um colóquio internacional dirigido a artistas e críticos. (25, 26 e 27 de outubro).


Também a Festa do Cinema Francês, que desde Lisboa vai passando por várias cidades do país (Lisboa, Almada, Faro, Coimbra, Porto e Guimarães) até 9 de novembro, nos convida a apreciar a mais recente produção da sétima arte deste país, numa multifacetada mostra de retrospetivas e antestreias. Com a presença da atriz e realizadora Maria de Medeiros como madrinha, o festival apresenta cerca de 50 filmes entre a ficção e o documentário, com um grande número de obras de animação para o público infantil e juvenil. De acordo com a organização (Instituto Franco-Português), a seleção de filmes dá ainda ênfase ao cinema de intervenção, com destaque para o filme de Tony Gatlif inspirado no muito aclamado manifesto de Stéphane Hessel, Indignai-vos!



Por último, e ainda mais perto de nós, prepara-se o Lisbon& Estoril  Film Festival, que terá lugar entre 9 e 18 de novembro e já publicitou o seu programa, AQUI. Como já vinha acontecendo em edições anteriores, para além da presença de atores e realizadores, foram convidadas outras figuras destacadas da cultura, como é o caso do escritor Enrique Vila-Matas e do pianista Alfred Brandel. O júri conta entre os seus membros, o casal de neurocientistas Hanna e António Damásio e a atriz Fanny Ardant. Com sessões especiais dedicadas à História e à memória do cinema, tanto os filmes a concurso como os que se apresentam fora da seleção oficial nos prometem este ano uma grande edição desta competição que é sobretudo um grande momento para ver e rever muito bom cinema. A dificuldade será encontrar disponibilidade para ver muitos. Dentre esta poderosa oferta, faça a sua escolha e…vá ao cinema!  


CRE.BE /Clube de Cinema
professora Guadalupe Gomes



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1