quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Festa e festivais



Neste Outono, veja Cinema...

Já a decorrer, em vários locais da capital (cinema S. Jorge, cinemateca, cinema Londres e Culturgest), o DOCLisboa’12 apresenta para além das obras em competição (longas e curtas metragens), um conjunto diversificado de eventos. Do vasto programa que pode ser consultado no sítio oficial do certame, destacamos as secções Investigações, um cinema exploratório, de estudo e debate acerca de questões contemporâneas de grande relevância com participações muito distintas (China, Japão, República Checa, França) e Verdes Anos, um espaço dedicado às primeiras obras de jovens realizadores e à produção audiovisual das escolas de cinema.
Paralelamente, o público pode usufruir de outras iniciativas como exposições e instalações, apresentação de livros e DVD (s), retrospetivas de autores (Milos Forman, Polanski, Chantal Akerman) e de grupos de vanguarda (os chamados coletivos radicais dos anos 60 e 80), oficinas de formação e espaços de debate.
Estão também agendados uma homenagem ao realizador Fernando Lopes, desaparecido recentemente e um colóquio internacional dirigido a artistas e críticos. (25, 26 e 27 de outubro).


Também a Festa do Cinema Francês, que desde Lisboa vai passando por várias cidades do país (Lisboa, Almada, Faro, Coimbra, Porto e Guimarães) até 9 de novembro, nos convida a apreciar a mais recente produção da sétima arte deste país, numa multifacetada mostra de retrospetivas e antestreias. Com a presença da atriz e realizadora Maria de Medeiros como madrinha, o festival apresenta cerca de 50 filmes entre a ficção e o documentário, com um grande número de obras de animação para o público infantil e juvenil. De acordo com a organização (Instituto Franco-Português), a seleção de filmes dá ainda ênfase ao cinema de intervenção, com destaque para o filme de Tony Gatlif inspirado no muito aclamado manifesto de Stéphane Hessel, Indignai-vos!



Por último, e ainda mais perto de nós, prepara-se o Lisbon& Estoril  Film Festival, que terá lugar entre 9 e 18 de novembro e já publicitou o seu programa, AQUI. Como já vinha acontecendo em edições anteriores, para além da presença de atores e realizadores, foram convidadas outras figuras destacadas da cultura, como é o caso do escritor Enrique Vila-Matas e do pianista Alfred Brandel. O júri conta entre os seus membros, o casal de neurocientistas Hanna e António Damásio e a atriz Fanny Ardant. Com sessões especiais dedicadas à História e à memória do cinema, tanto os filmes a concurso como os que se apresentam fora da seleção oficial nos prometem este ano uma grande edição desta competição que é sobretudo um grande momento para ver e rever muito bom cinema. A dificuldade será encontrar disponibilidade para ver muitos. Dentre esta poderosa oferta, faça a sua escolha e…vá ao cinema!  


CRE.BE /Clube de Cinema
professora Guadalupe Gomes



Sem comentários:

Enviar um comentário