Avançar para o conteúdo principal

Balanço (3)


Nunca na história dos 25 anos da Escola a biblioteca deu a ler tantos livros, DVD e outros documentos como no ano letivo 20111/2012! Contabilizaram-se 27.520 documentos, para só referir os lidos em sala de aula e em casa. No ano letivo anterior foram apenas 9.841 e, antes disso, muito menos documentos foram requisitados.
Por entre os alunos que mais leem, encontram-se as raparigas – 2.492 contra 1.119 documentos lidos pelos rapazes – e, sobretudo, as do 10.º e 11.º anos: 1.996 e 1.167, respetivamente. Os nossos alunos requisitam da biblioteca sobretudo livros (2.827), dicionários (505) e DVD (208). Os professores requisitam para casa sobretudo livros (358), DVD (327) e revistas (49). Para sala de aula os professores requisitam livros, muitos livros – 23.620! – sobretudo nas disciplinas de Inglês, Alemão, Português e Literatura (19.842 da Classe 8 da Classificação Decimal Universal), Filosofia e Psicologia (274 da Classe 1), Arte (175 da Classe 7), História (157 da Classe 9) e Ciências da Natureza (148 da Classe 5).
Os principais pontos fortes do trabalho desenvolvido pela biblioteca escolar foram, para além da integração dos seus recursos em sala de aula que o número elevado de requisições evidencia, a dinamização de atividades em articulação com o currículo, como sejam o estudo de Padre António Vieira ou do Holocausto nazi, o Encontro de Grandes Realizadores ou o Concurso Biblioteca em Movimento. Outras áreas de distinção foram o estabelecimento de novas parcerias – loja Pingo Doce do Fórum Sintra, Ciência Viva, Conselho Nacional de Educação e Eu Kids online (Universidade Aberta). Os resultados da aplicação do inquérito da RBE do Modelo de Auto-avaliação de Biblioteca Escolares também foram muito bons: num universo de 111 alunos (2 por turma) quase todos vêm - pelo menos uma vez por semana - à biblioteca para estudar ou realizar trabalhos (78), utilizar a Internet (63) e requisitar livros ou outros documentos (52), quase uma centena de alunos considera as atividades da biblioteca interessantes, numerosas e diversificadas. Os encarregados de educação, num universo de 58 respostas (2 por turma), não obstante mal conhecerem a biblioteca e pouco acompanharem as leituras dos seus educandos, atribuem grande importância à biblioteca na formação global do seu educando (54 muito importante/importante)
O êxito do trabalho da biblioteca da Escola reconhecido internamente e por entidades externas – vejam-se os comentários do Conselho Nacional de Educação à iniciativa Um Dia com os Media – deve-se ao bom trabalho da equipa da biblioteca e seus colaboradores e aos amigos, cada vez mais numerosos, que esta estrutura vai conquistando: os professores dos grupos disciplinares de Biologia e Geologia, Físico-Química, Inglês, História e Artes, a equipa de alunos e professores do Centro de Produção Audiovisual, da TVLC e do Teatro Reticências, para além de muitos outros.
Aos novos e aos já “velhos” amigos um caloroso Muito Obrigada! por toda a colaboração prestada.

professora Liliana Silva


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1