sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Ação de prevenção



No âmbito do  Módulo II de Formação Cívica -  Educação para a Saúde;  tema 5: Substâncias Psicoativas/Consumos -  foram realizadas no auditório, entre os dias 9  e 17 de janeiro, um conjunto de palestras dirigidas a todas as turmas dos cursos científico-humanísticos do 10.ºano. Estas palestras, organizadas pela professora Sofia Silva, responsável pela disciplina, foram proferidas pelo agente da PSP de Rio de Mouro, representante na Escola do Programa Escola Segura de Sintra, Ricardo Leão.

Tratando-se de sessões de esclarecimento e prevenção na área da toxicodependência, estas sessões informaram sobre substâncias lícitas – inalantes (cola, éter, diluente, amoníaco, verniz…), álcool (bebidas fermentadas e destiladas), cafeína e nicotina – e ilícitas – haxixe (cannabis) e LSD; heroína e morfina (ópio); ecstasy/pastilhas, anfetaminas e cocaína (coca) que alteram o sistema nervoso central do ser humano, perturbando-o, deprimindo-o e estimulando-o, respetivamente.

Numa época que cultiva a ideia da facilidade do acesso ao prazer e bem-estar, o desejo de consumo destas substâncias é real, pelo que importa sensibilizar para o fato de que a sensação de êxtase obtida no primeiro consumo nunca mais será obtida por mais drogas que se misturem e maior seja a dose de cada uma delas (escalada). Trata-se de uma viagem em que a possibilidade do indivíduo vir a perder tudo – a família, os amigos, o trabalho, os bens, os valores, os interesses, a liberdade de escolha e a sua própria vida – está iminente,  importa parar, refletir e decidir em consciência.
A Escola agradece ao agente Ricardo Leão a oportunidade destes encontros. Os seus conhecimentos, a sua experiência, o seu modo de estar na vida não deixou nenhum dos presentes indiferente. Bem haja!


Materiais didáticos e sítios para discussão sobre Prevenção do Consumo de Substâncias Psicoativas:aqui.
Relatório Mundial sobre Drogas 2011 das Nações Unidas: aqui



professora Liliana Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário