Avançar para o conteúdo principal

Livro da semana: «O mundo em que vivi»


Título:
O mundo em que vivi
Autor:
Ilse Losa
N.º de págs.
196
Sinopse:












 ─ Sente-se! Gritou o homem sentado a uma secretária e com o retrato de Hitler na parede.
─ Escreveu isto? Não minta! Nós sabemos as verdades de antemão.
─ Escrevi.
─ Então, judia Frankurter, pensou bem se Hitler é ou não um criminoso? A que resultado chegou? (…) Impacientou-se:
─ Não sabe? Não estava no seu juízo perfeito? Juízo é coisa que os judeus não têm. Ora sabe, judia Frankfurter, que os judeus são uma raça inferior que tem que ser exterminada? Que são a nossa desgraça?
(…) Curioso, teria apostado que era ariana pura, é muito loura.

        A autora desta obra comovente, baseada nos acontecimentos que marcaram a sua infância e juventude, deixa-nos um testemunho que evoca a barbárie que se abateu sobre a Europa sob o terror da ideologia nazi há quase cem anos, mas de que as novas gerações não se devem alhear. Ilse Losa viveu para contar porque decidiu em cinco dias (o prazo que lhe deram para se apresentar para novo interrogatório), fugir para Portugal onde já tinha chegado o seu irmão. No ano em que os últimos sobreviventes de Auschewitz-Birkenau celebraram os 75 anos da libertação deste campo de extermínio onde pereceram cerca de três milhões de pessoas (27 de Janeiro, Dia Internacional da Memória das Vítimas do Holocausto), esta leitura pode ser uma muito interessante forma de homenagem e também de iniciação dos mais jovens a um tema que apela gritantemente à nossa comum consciência e humanidade.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1