Avançar para o conteúdo principal

A Biblioteca recomenda: «O Museu da Inocência» de Orhan Pamuk

Orhan Pamuk, escritor turco vencedor do Prêmio Nobel da Literatura em 2006, escreveu este Museu da Inocência em 2002, uma das obras que certamente o catapultaram para o reconhecimento da Academia Nobel.
Neste livro, Pamuk conta a história de Kemal, herdeiro de uma família rica de Istambul, e da sua paixão obsessiva por uma familiar afastada, Fusün, paixão que o levará, ao longo de décadas, a colecionar objetos que pertenceram à sua amada e com os quais criará um museu.
Paralelamente, o autor abre-nos uma janela para a história da Turquia nas últimas décadas do século XX e inícios do século XXI e apara uma Istambul meio ocidental e meio tradicional, com a sua emergente modernidade e a sua vastíssima história e cultura.

Aqui fica um excerto de uma obra que a Biblioteca recomenda:
«Foi durante estes dias, os mais sombrios da nossa história, e sobretudo durante ps últimos meses de 1979, que roubei mais coisas da casa dos Keskins. Por esta altura, aqueles objetos já não eram lembretes de momentos da minha vida, não eram apenas recordações. Para mim, formavam parte fundamental desses momentos. Por exemplo, as carteiras de fósforos que podem ver aqui no Museu da Inocência: Fusün tocou em cada uma delas, ali deixando o perfume das suas mãos e ténue aroma da água de rosas. Tal como acontece com tantos outros objetos em exibição no meu museu,sempre que segurava nas mãoes uma destas carteiras de fósforos, nos apartamentos Merhamet, consguia reviver o prazer de partilhar a mesa com Fusün e de a olhar nos olhos. Mas, mesmo antes disso, sempre que levava ao bolso uma carteira de fósforos, fingindo não de mdar conta de o ter feito, havia uma outra razão para me alegrar: podia não ter “ganhado”a mulher que amava tão obsessivamente, mas alegrava-me o facto de ter conseguido tirado um pedacinho dela e guardá-lo para mim, por pequeno que fosse.»

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1