quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Olhares do Mediterrâneo


Quando a Escola não vai olhar o Mediterrâneo traz o Mediterrâneo os seus olhares à Escola.
Foi assim que aconteceu.
No dia 24 de outubro de 2017, levados pelo verso do poema de Sebastião da Gama, PELO SONHO É QUE VAMOS, acolhemos no Auditório da Leal a Sara e a Rosa David Lopes, que gentilmente nos trouxeram dois filmes de curta-metragem: Aquí es possile, Comunicacíon S.L. (Espanha 2017) de Blanca Zaragueta e Joseba Huegun e Le Grand Bain (França 2016) de Valérie Leroy. Olhares no feminino que nos desafiaram a pensar os sonhos uns dos outros, fazendo-os nossos.
As personagens dos filmes eram muito especiais, mas o nosso auditório também, envolvendo todas as turmas – 10.º C2, C6, 11.º C3, C6, 12.º A1 – que integram alunos com currículos específicos individuais (CEI). Todos estiveram atentos, participativos e muitos ousaram partilhar a sua leitura dos filmes projetados e até os seus próprios sonhos.
O desafio era esse mesmo: refletirmos sobre o poder dos sonhos e vontade de os realizarmos. No fim, todos concordámos que são os sonhos que nos fazem acreditar, perseguir objetivos, vencer obstáculos e criar pontes para os vencer.
Os alunos foram ainda convidados a serem voluntários na próxima edição (5.ª) do Festival de Cinema Olhares do Mediterrâneo, que acontece no final do mês de Setembro, no Cinema São Jorge, em Lisboa. Uma excelente oportunidade de enriquecimento pessoal para todos os que aceitarem o convite!
Após a sessão os alunos partilharam os seus sonhos e ilustraram os sonhos uns dos outros com desenhos, colagens e frases, criando um painel que se encontra exposto no átrio da Biblioteca da Leal e que permanecerá até ao dia 8 de janeiro de 2018.
Como diz o poeta, basta que a alma demos, com a mesma alegria, ao que desconhecemos e ao que é do dia a dia (Sebastião da Gama).


Manuela Martins




Sem comentários:

Enviar um comentário