segunda-feira, 31 de julho de 2017

À minha escola


Palavras de gratidão 

No próximo ano letivo 2017/2018 não serei mais a professora bibliotecária da Escola Secundária Leal da Câmara. Por razões pessoais irei aceitar um outro desafio que me levará a outras paragens.

Dos anos em que nesta escola trabalhei como professora bibliotecária levo comigo as mais gratas recordações do trabalho cooperativo que desenvolvi com todos os departamentos e grupos disciplinares, sem exceção, da elevação e criatividade de algumas das discussões científicas e pedagógicas em que participei, do rigor e clareza de diferentes documentos que ajudei a elaborar e, sobretudo, da entrega apaixonada e incondicional à causa pública da educação que observei em alguns colegas. Estas experiências modificaram a biblioteca, a escola, o agrupamento e, sobretudo, modificaram-me a mim: passei a compreender a dinâmica da biblioteca como uma inspiração e exemplo para o tipo de trabalho que deve ser feito em sala de aula e a geri-la e a monitoriza-la tendo em conta o superior interesse da escola e do agrupamento no seu conjunto. Do trabalho realizado não posso invocar quaisquer desculpas, uma vez que a equipa da biblioteca, a Direção, o Conselho Geral e os restantes órgãos de gestão e pessoas foram incansáveis na resposta pronta e eficaz a todos os pedidos, dando ainda à biblioteca a necessária visibilidade e reconhecimento público. Todos os erros – e alguns deles foram praticados – a mim se atribuem.

Não importa o caminho a percorrer. A riqueza da experiência, das memórias e dos amigos que colhi aqui e que levo comigo farão de mim melhor pessoa e profissional mais competente. 

professora Liliana Silva


Sem comentários:

Enviar um comentário