quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Tributo




«… a amizade é um serviço»
 Sándor Márai, As Velas Ardem Até ao Fim, 22ª edição. Publicações Dom Quixote. Julho de 2010, p.82  

À Mariana Carvalho, finalista da 10ª edição do Concurso Nacional de Leitura e vencedora do 2º Prémio, a nível nacional, do Concurso de escrita literária LER COMO QUEM JOGA - ESCREVER COMO QUEM PINTA - escrita do desassossego. 

Um tributo à amizade que a Mariana dedicou aos livros, estabelecendo, através da sua escrita, elos e relações de sentido que a distinguiram e que fortaleceram laços pessoais que perduram no tempo.

Celebrar a amizade… o amor… Para os amantes de livros, como a Mariana, nada mais adequado do que um encontro de leitores em torno de um livro centrado na amizade e nos compromissos que esta impõe àqueles que se consideram amigos. Assim, no passado dia 7 de outubro, depois da apresentação do livro As Velas Ardem Até ao Fim, do autor Sándor Márai, feita pela professora Manuela Martins, alunos e professores, desafiados e provocados pela professora Teresa Lucas, partilharam leituras e debateram excertos selecionados daquele livro, para através da partilha e da reflexão pessoal, «lançar a luz» sobre o sentido da amizade e a forma como esta é encarada pela sociedade, ao nível das interações pessoais e sociais instituídas. Deste modo, a leitura proporcionou a criação de sentidos significativos que «deram à luz», na aceção socrática do termo, diferentes formas de entender a vivência da amizade de uma forma responsável, preocupando-se com o Outro, sem o trair nem negligenciar os compromissos assumidos perante ele. Foi, sem dúvida, para alguns dos intervenientes, uma experiência enriquecedora e motivadora perceber o poder transformador e criador que a leitura pode assumir, dependendo da sensibilidade, da criatividade e da disponibilidade mental de cada um para se despojar das suas convicções inabaláveis e deixar-se contagiar pela magia do livro. Ler ajuda a equacionar soluções, a resolver conflitos e abre portas a um mundo onde a ideia de Utopia e o desejo de um mundo perfeito acalentam a esperança na mudança. Os professores dinamizadores desta atividade pretenderam, deste modo, mostrar que a relação com o livro também é feita de afetos e com afeto, como a Mariana tão bem soube demonstrar, durante a sua permanência na Leal, através da sua disponibilidade para se envolver em projetos de escrita e de leitura, sem outra ambição que não fosse o prazer e as experiências de vida que deles pudesse retirar. A escrita e a leitura constituíram no seu percurso pontos de confluência em torno do livro, ajudando a criar associações de sentido que traduzem a sua maturidade e enriquecimento cultural.

Parabéns, Mariana! Foi muito bom poder contigo e ver-te crescer! Muito obrigada por teres vestido a camisola da Leal, ajudando a elevar o seu nome até onde ninguém o tinha ainda feito na área das Humanidades. 

Se estás interessado(a) em seguir o exemplo da Mariana e experimentar o prazer da leitura, vem fazer parte da nossa Comunidade de Leitores e participar nas várias atividades/concursos dinamizados pelo Plano Nacional de Leitura em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares. Contacta a Biblioteca para mais informações. 

professora Teresa Lucas


Sem comentários:

Enviar um comentário