terça-feira, 27 de setembro de 2016

Jornadas Pedagógicas (3)


(clique na foto para ampliar)

Visto de perto o mundo gira cada vez mais veloz e, por vezes, a uma velocidade cujo ritmo nos dá gozo, mas que nos deixa quase sem fôlego!

Foi assim no ano letivo 2015/2016 e, tudo leva a crer, que será também assim este ano letivo.

De facto, no ano passado juntou-se ao programa habitual da biblioteca escolar um intenso Ciclo de Aulas Abertas sobre o tema do Plano Anual de Atividades, Luz e Vida, para além de um conjunto de outras iniciativas na área do manga/anime e da cultura pop japonesa e do Plano de Formação do Agrupamento, do qual a biblioteca passou a ser responsável. Reconhecida como um pólo de desenvolvimento do conhecimento e da cultura, seja do Agrupamento, seja da comunidade (todas as suas atividades estão abertas a todos os que nelas queiram participar!) foi, no final do ano letivo transato, desafiada pelo Diretor, Professor Jorge Lemos, a organizar a segunda edição das Jornadas Pedagógicas do Agrupamento que decorreram no passado dia 12 de setembro, sob o título Desafios da Educação. Para que tudo pudesse decorrer da melhor forma a ação da biblioteca deixou de se orientar pelo ciclo do ano letivo e passou a funcionar segundo o modo NO STOP, vendo reforçado o trabalho da sua equipa e colaboradores (com e sem horas no seu horário). A eles, peças-chave deste sucesso, gostaria de deixar aqui uma palavra de sentido agradecimento. As suas ideias e as suas críticas serviram de inspiração a tudo o que foi bem feito na biblioteca. Eis alguns dos principais nomes: Lúcia Carvalhas, Teresa Lucas, Ana Tavares, Alexandre Cruz, Manuela Martins, Ana Falé, Fátima Monteiro, Fátima Loureiro, Ana Esteves, Mário Rui, Guadalupe Gomes e Arlete Cruz, António Narciso, João Manique, Lucília Santos, Conceição Mestre e todos os maravilhosos alunos do Clube Manga. Ao Carlos Pinheiro e à Ana Paula Rocha, amigos de ofício, também deixo aqui uma palavra de gratidão pela sua disponibilidade e empenho incondicionais. Às entidades como a Gradiva, a PT Merch, a LanguageCraft e a Fnac que, de forma mais regular e próxima trabalharam connosco, muito para além do envolvimento estritamente profissional, deixamos aqui também uma palavra de reconhecimento e amizade.


Este ano letivo novos desafios estão à vista. Para podermos estar à altura da missão para a qual fomos convocados, gostaríamos de poder contar com estes e outros novos amigos.

professora Liliana Silva


Sem comentários:

Enviar um comentário