Avançar para o conteúdo principal

Jornadas Pedagógicas (3)


(clique na foto para ampliar)

Visto de perto o mundo gira cada vez mais veloz e, por vezes, a uma velocidade cujo ritmo nos dá gozo, mas que nos deixa quase sem fôlego!

Foi assim no ano letivo 2015/2016 e, tudo leva a crer, que será também assim este ano letivo.

De facto, no ano passado juntou-se ao programa habitual da biblioteca escolar um intenso Ciclo de Aulas Abertas sobre o tema do Plano Anual de Atividades, Luz e Vida, para além de um conjunto de outras iniciativas na área do manga/anime e da cultura pop japonesa e do Plano de Formação do Agrupamento, do qual a biblioteca passou a ser responsável. Reconhecida como um pólo de desenvolvimento do conhecimento e da cultura, seja do Agrupamento, seja da comunidade (todas as suas atividades estão abertas a todos os que nelas queiram participar!) foi, no final do ano letivo transato, desafiada pelo Diretor, Professor Jorge Lemos, a organizar a segunda edição das Jornadas Pedagógicas do Agrupamento que decorreram no passado dia 12 de setembro, sob o título Desafios da Educação. Para que tudo pudesse decorrer da melhor forma a ação da biblioteca deixou de se orientar pelo ciclo do ano letivo e passou a funcionar segundo o modo NO STOP, vendo reforçado o trabalho da sua equipa e colaboradores (com e sem horas no seu horário). A eles, peças-chave deste sucesso, gostaria de deixar aqui uma palavra de sentido agradecimento. As suas ideias e as suas críticas serviram de inspiração a tudo o que foi bem feito na biblioteca. Eis alguns dos principais nomes: Lúcia Carvalhas, Teresa Lucas, Ana Tavares, Alexandre Cruz, Manuela Martins, Ana Falé, Fátima Monteiro, Fátima Loureiro, Ana Esteves, Mário Rui, Guadalupe Gomes e Arlete Cruz, António Narciso, João Manique, Lucília Santos, Conceição Mestre e todos os maravilhosos alunos do Clube Manga. Ao Carlos Pinheiro e à Ana Paula Rocha, amigos de ofício, também deixo aqui uma palavra de gratidão pela sua disponibilidade e empenho incondicionais. Às entidades como a Gradiva, a PT Merch, a LanguageCraft e a Fnac que, de forma mais regular e próxima trabalharam connosco, muito para além do envolvimento estritamente profissional, deixamos aqui também uma palavra de reconhecimento e amizade.


Este ano letivo novos desafios estão à vista. Para podermos estar à altura da missão para a qual fomos convocados, gostaríamos de poder contar com estes e outros novos amigos.

professora Liliana Silva


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1