terça-feira, 12 de abril de 2016

Comunidade de leitores





A Comunidade de Leitores da Escola Secundária Leal da Câmara promove encontros de leitura integrados no Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Rio de Mouro. Estes encontros, que têm uma periodicidade semanal, decorrem ao longo de todo o ano letivo e destinam-se a alunos do ensino secundário, visando a promoção do gosto pela leitura, a aquisição de competências neste domínio e a criação de um espaço de partilha de ideias e de descoberta individual através do envolvimento com o livro.

A dinâmica criada no seio deste grupo de leitores é sustentada pelo envolvimento com a comunidade escolar em diferentes patamares. O primeiro, que visa a ligação ao currículo, assenta na articulação entre a Biblioteca e o Grupo de Português, que assume um papel preponderante, não só na seleção dos livros a ler, como também na divulgação das atividades de leitura a desenvolver pelos alunos interessados.

 Esta ligação ao currículo é o ponto de partida para outras iniciativas que pressupõem sempre a presença da Biblioteca e a sua articulação, seja com a Rede de Bibliotecas Escolares, através da participação em atividades no âmbito do Concurso Nacional de Leitura, dinamizado por este organismo, seja com a comunidade educativa, como, por exemplo, a Câmara Municipal de Sintra, seja com outros parceiros, como as editoras escolares, contribuindo para a preparação dos Encontros com os Escritores convidados, através da leitura e apreciação de algumas das suas obras.

Semanalmente, a leitura, em suporte papel e/ou em ebook, possibilita também a articulação entre pares. Torna-se um elo forte de ligação e de interação entre os vários elementos desta pequena comunidade, suscitando momentos de prazer e de envolvimento pessoal através da partilha, da discussão/confronto de leituras vs interpretações distintas. Através da leitura expressiva, do diálogo crítico e reflexivo sobre essas leituras, questionam-se ideias, crenças e filosofias; contestam-se as regras a que obedece a própria sociedade civil, sempre numa perspetiva dialética entre o que é lido/sugerido e o que é vivido e partilhado por cada um dos leitores participantes.

 Face ao exposto, é possível afirmar que os livros causam impacto nesta comunidade de leitores: através do envolvimento na leitura estabelecem-se novas relações, constroem-se redes de sentido, descobrem-se novas leituras/perspetivas, criam-se oportunidades para questionar os valores e crenças pessoais. A leitura torna-se um meio de conhecimento do próprio “Eu”, que possibilita o crescimento pessoal através da partilha com o outro.

Enquanto mediadora desta comunidade, apenas posso testemunhar que os seus elementos valorizam o ato de ler, encontrando na leitura uma fonte de prazer.


professora Teresa Lucas

Sem comentários:

Enviar um comentário