quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Miguel Claro

 Cota: 53 CLA
Edição bilingue português/inglês



A Terra está na zona habitável do Sol. Gerou vida inteligente e curiosa, deliciada com o mundo, mas a sua própria evolução retirou-lhe o céu estrelado que a envolveu até há poucas centenas de anos.

Este parapeito fabuloso está repleto de luz e movimento, mas o que o rodeia ficou ofuscado pelo seu próprio brilho: nos nossos dias a maioria das pessoas nunca viu a Via Láctea.

Para combater a poluição luminosa, culpada por este apagão do céu, foi criada a reserva Dark Sky Alqueva, no Alentejo, o primeiro destino do mundo certificado como "Destino Turístico Starlight" por parte da Fundação Starlight, apoiada pela UNESCO e pela Organização Mundial de Turismo das Nacões Unidas. Nesta zona é possível observar o céu dos nossos antepassados e a dinâmica celeste que ocorre ao longo de uma noite num registo astro fotográfico. É uma das formas de mostrar e comunicar ao mundo a importância da astronomia, enfatizando a grandiosidade do património arquitetónico, cultural e paisagístico, numa união entre o céu e a terra, uma simbiose perfeita em que através da expressão fotográfica "beleza, ciência e arte", caminharam lado-a-lado, permitindo registar imagens desde fenómenos celestes como o Airglow e a Luz Zodiacal, à deslumbrante presença da Via Láctea, que repleta de enxames de estrelas, nebulosas e poeira interestrelar, se vai tornar inesquecível. 
Fotografar o céu, escrever com luz, é uma das formas mais eficazes de comunicar ciência.

Venha ver por si.


Sem comentários:

Enviar um comentário