sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Cultura Científica





Parece absolutamente necessário tentar definir com maior clareza aquilo que, como sociedade, esperamos e exigimos da ciência e da tecnologia e, por outro lado, aquilo que a comunidade científica considera útil, possível e desejável. É necessário aprofundar mais o consenso em torno da cultura científica e definir nessa área as responsabilidades a assumir pelos vários atores. A cultura científica não pode ser uma peninha no chapéu da comunidade científica, a usar nos dias de festa, e é fundamental saber o que ela está empenhada em fazer nesse domínio.

Este estudo tem por objetivo mapear algumas iniciativas de promoção da cultura científica e tecnológica que tiveram lugar nas últimas décadas em Portugal, criando uma primeira abordagem panorâmica a este tema que está longe de ser exaustiva e não tem a pretensão de ser uma obra fechada, mas antes de poder servir de base a outros trabalhos sobre o mesmo tema que venham a ser realizados nos próximos anos.

Fonte: FFMS

No âmbito do Mês da Ciência,  a Fundação Francisco Manuel dos Santos apresentou no dia 23, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, o último ensaio da Fundação, Cultura Científica em Portugal, coordenado por António Granado e José Vitor Malheiros.

Trata-se de uma publicação exclusiva online.
A versão integral do estudo pode ser descarregada, gratuitamente, Aqui.



Sem comentários:

Enviar um comentário