sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Visão História (*)



Passam agora cem anos sobre o início da Primeira Guerra Mundial.
Foi no dia 28 de junho de 1914 que, com o assassínio, em Sarajevo, do herdeiro do trono austro-húngaro, a Europa mergulhou numa vertigem de acusações e recriminações mútuas que redundaria, passado um mês e alguns dias, no desencadear das hostilidades. Essa «guerra para acabar com a guerra», como lhe chamou H. G. Wells numa expressão que chegou a ter sucesso, revelar-se-ia afinal, ao longo dos quatro anos de pesadelo que durou, um longo calvário de horrores e perplexidades. Mas nada ficou resolvido em 1918, a não ser que a Europa cometera uma espécie de suicídio lento.
Passados vinte anos as chamas reacender-se-iam, ainda mais alterosas e destruidoras.

A participação direta de Portugal nesse conflito absurdo foi já tema de um número da VISÃO História , publicado em fevereiro de 2009.
A VISÃO opta agora por organizar uma panorâmica fotográfica dos múltiplos aspetos da conflagração, acompanhada dos necessários textos de enquadramento, de cronologias e mapas.

Sem memória, viveríamos entre as quatro paredes de um pequeno quarto sem vista chamado presente.

in, Editorial.


Os números 24 (junho/agosto) e 25(setembro/novembro) da VH estão disponíveis na biblioteca.

____________________

(*) A Visão História é uma revista dedicada integralmente aos temas históricos, que pretende aprofundar e divulgar, através do texto, da imagem e de recursos gráficos e infográficos, os mais interessantes acontecimentos históricos nacionais e internacionais.


Sem comentários:

Enviar um comentário