Avançar para o conteúdo principal

Festa de abril





Dia 28 do passado mês a Escola teve o grato prazer de receber a Dra. Marília Afonso, representante da Associação 25 de Abril, o Senhor Coronel Aniceto Afonso e o Senhor Coronel Rodrigo de Sousa e Castro, Capitães de Abril, para a comemoração dos 40 anos do 25 de abril de 1974.

A sessão combinou uma descrição dos principais acontecimentos desse dia – a saída das principais unidades militares do país dos seus quarteis à hora da 2.ª senha (Grândola, Vila Morena, a canção de Zeca Afonso) para ocupar lugares estratégicos do poder com viaturas blindadas e o comando das operações do Movimento das Forças Armadas por Otelo Saraiva de Carvalho a partir do quartel da Pontinha – com uma reflexão sobre o efeito dos mesmos: a liberdade, os direitos dos trabalhadores e das mulheres, o serviço nacional de saúde, a escola pública, o direito à justiça e a constituição de um estado social que a todos serve.

Teve ainda a felicidade de poder contar com armas maiores da Revolução como foram a canção e o poema. Na sessão estas estiveram a cargo do Conservatório de Música de Sintra nas vozes do Coro Leal da Câmara dirigido por Humberto Castanheira e do ator Paulo Campos dos Reis que a todos maravilharam. Fica aqui uma palavra de agradecimento a todos eles e à Dra. Raquel Coelho, diretora do Conservatório que, de imediato, aceitou o nosso convite em participar nesta sessão.

48 anos longos de ditadura só foram possíveis devido ao baixo nível de instrução da população portuguesa. Pessoas pouco instruídas e com um baixo nível de literacia são pessoas acríticas, fáceis de iludir e de controlar, corpos dóceis e submissos face ao poder.

Celebrar 40 anos de liberdade foi ainda oportunidade de abrir oficialmente a biblioteca da Escola à comunidade através de um projeto que ela desenvolve, desde o início deste ano letivo, com a Junta de Freguesia de Rio de Mouro, Ler+ com a comunidade e que só foi tonado possível graças à doação da coleção pessoal de livros e cartazes do Dr. José Moreira. A este e ao presidente da Junta de freguesia, Dr. Bruno Parreira, gostaríamos de deixar aqui uma palavra de gratidão.

Na Escola festejar esta data é sempre lembrar um amigo, um amigo que já partiu e que conduziu a sua ação pelo sonho de Abril: Fernando José Grave Moreira, filho do Dr. José Moreira e que dá nome à coleção doada por seu pai à biblioteca.

O contexto da iniciativa foi marcado por uma exposição construída pela biblioteca com o apoio da Fundação Portuguesa das Comunicações e das Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento e para a qual contribuiram a Direção, a Associação de Pais e Encarregados de Educação e vários professores (Maria João Gomes, Lurdes Gonçalves, João Freitas, entre outros).

Associaram-se à nossa festa os Correios de Rio de Mouro e a Pastelaria Arca de Noé que ofereceu a todos os presentes uma deliciosa ceia.

Grata a todos estes amigos que a festa de Abril trouxe à Escola e à comunidade!

professora Liliana Silva



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1