sexta-feira, 7 de março de 2014

Net Children Go Mobile



Na sequência da participação da Escola no projecto EU Kids Online que ocorreu no ano letivo 2012/2013 (ver post de 14de junho de 2013), a Biblioteca Escolar colaborou, este ano letivo, no tratamento dos dados do inquérito adaptado do projecto conforme foi aplicado, no ano letivo transato, nas restantes escolas do Agrupamento. Do tratamento efetuado resultou um estudo comparativo entre as diferentes escolas do Agrupamento no âmbito das principais questões do inquérito, o qual foi divulgado, no mês de fevereiro, a todos os professores do Agrupamento. Deste estudo sobressai a necessidade e importância dos professores, dos pais e demais educadores orientarem as crianças e jovens no que fazem online.

No ano letivo 2013/2014, a pedido da Professora Dra. Cristina Ponte (UNL), a Escola foi convidada a participar na recolha de dados empíricos para o estudo internacional, Net Children Go Mobile empreendido pelo mesmo projeto e que visa conhecer o modo como crianças e jovens, dos 9 aos 16 anos de idade, utilizam telemóveis, smartphones, tablets e portáteis com acesso à internet.

No contexto das entrevistas que foram realizadas a um grupo de foco constituído por professores da Escola, no qual elementos da equipa da biblioteca participaram, estes manifestaram a sua preocupação relativamente ao facto dos jovens utilizarem a internet sobretudo para comunicar e entreter e não tanto para informar e/ou construir conhecimentos próprios, como se esperaria ao nível do ensino secundário. Sublinharam ainda a frequência com que os alunos procedem ao plágio sem terem consciência de que, ao agirem desta forma, se limitam a transferir informação de um sítio para outro sem alterarem o seu conhecimento inicial do tema em estudo e que cometem um crime, punível por lei, sobre a propriedade intelectual.

Como forma de dissuadir os alunos desta prática sugere-se que o professor, em caso de suspeita, utilize um conjunto de programas e sítios online, de acesso livre, para detetar estas situações de plágio de forma a que o aluno, antes de copiar e colar conteúdos que não são da sua autoria, reflita sobre as consequências do seu ato.

professora Liliana Silva


Sem comentários:

Enviar um comentário