Avançar para o conteúdo principal

Filmes de marca: Pieces of a Woman (2020)

 

Pieces of a Woman (2020) é o primeiro filme em língua inglesa do realizador húngaro Kórnel Mundruczó. O plano-sequência inicial do filme, com quase meia hora de duração, mostra o traumático parto caseiro de Martha Weiss (Vanessa Kirby), culminando com a morte do bebé por asfixia, perante o desespero e a impotência do pai, Sean (Shia LaBoeuf) e da parteira (Molly Parker) que veio substituir, à última hora, a que tinha sido contratada pelo casal.
Este filme deixa diversas marcas, consoante o espetador seja uma mãe, uma mulher grávida, um pai, uma jovem adulta, como é o meu caso, e é nesta capacidade de impressionar de diferentes maneiras quem o vê que reside a beleza deste drama que nos prende ao ecrã do princípio ao fim.

Nesta fase da nossa vida, o futuro é algo indiscutivelmente importante e é inevitável sonhar. Imaginar onde estaremos daqui a cinco anos, idealizar a nossa casa, imaginar como serão os nossos filhos. O futuro, por ser uma incógnita, gera receio, medo de fazer escolhas erradas, de arriscar e este filme ajudou-me a compreender melhor esta realidade. Ao envolver-me numa narrativa que mostra a imprevisibilidade do futuro e que há escolhas/ações que não são boas nem más, que decorrem apenas da necessidade de ultrapassar certos obstáculos com que nos deparamos na vida, alertou-me para o dever de valorizarmos o que temos de uma forma mais compreensiva. Talvez, por vezes, a vida nos pareça injusta. Mas não será mais injusto culparmos os outros para amenizar a dor que sentimos diante de algo que nos trouxe sofrimento?

No coração de uma jovem de 18 anos é impossível ficar indiferente a este filme, porque lança muitas perguntas, mostra que a vida é feita de muitas escolhas e que nem sempre acertamos em todas. O filme marcou-me também pelo facto de eu nunca poder prever qual será aquele sentimento e, automaticamente, percebi que não sou obrigada a saber tudo porque, na verdade, nunca o saberei.

Viver é a palavra-chave. O tempo pode ser lento, apesar de continuar a ser sempre o mesmo, como pode ser rápido se for tarde demais, mas há algo que ninguém nos pode tirar, as nossas memórias. E viver é a única maneira de as podermos criar, guardar e recordar, mesmo quando nos causam sofrimento.


Veja o trailer aqui

Mariana C., 12.º ano


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1