Filmes de marca: O Rapaz do Pijama às Riscas
O Rapaz do Pijama às Riscas (2008) é um filme realizado por Mark Herman, baseado no livro escrito por John Boyne, com o mesmo título.
O enredo deste filme gira em torno da amizade improvável e, de certa forma, perigosa, de Bruno, filho de um agente nazi, e Shmuel, o menino judeu que vive do outro lado da vedação de arame farpado (e que está sempre com um “pijama” às riscas).
Vi este filme pela primeira vez quando eu tinha 11 anos, e lembro-me de chorar muito, algo que acontece, até hoje, sempre que o revejo.
Foi o primeiro filme que vi sobre a Segunda Guerra Mundial e sobre o campo de concentração de Auschwitz e ainda hoje me faz pensar sobre tudo o que se passa à minha volta e interrogar-me como foi possível tantas pessoas serem perseguidas e mortas, simplesmente, porque não se enquadravam no padrão definido e imposto por Hitler, com o consentimento e colaboração de muitos outros.
É, definitivamente, um filme emotivo que me marcou e deixou muito angustiada, com um certo sentimento de revolta. Custa pensar que a inocência destes dois amigos improváveis os levasse a ter um final tão triste, devido à maldade dominante que, infelizmente, perdura ainda hoje, de muitas formas, em ações e comportamentos de algumas pessoas, por esse mundo fora.
Recomendo vivamente este filme, é um abrir de olhos, doloroso, mas necessário para que nada do que se passou naqueles tempos se volte a repetir e a acontecer, porque há acontecimentos que não podem cair no esquecimento, que não devemos esquecer!
Rafaela F., 12.º ano
Veja o trailer aqui:
Comentários
Enviar um comentário