Filmes de marca: Favores em Cadeia

 

PAY IT FORWARD (2000), realizado por Mimi Leder, é um filme inspirado num romance de Catherine Ryan Hyde, que conta a história de Eugene Simonet (Kevin Spacey), um homem com uma vida muito solitária, cheio de complexos devido ao seu aspecto. Eugene é professor de Estudos Sociais, numa escola de um bairro de Las Vegas, que desafia os seus alunos, com 11 anos, a fazerem um exercício fora do vulgar: refletirem sobre formas de mudar o mundo para melhor. Um dos alunos, Trevor McKinney (Haley Joel Osment) tem uma ideia genial: todos gostamos de receber favores, e se pagássemos o favor que nos foi feito fazendo outros 3 favores a 3 pessoas diferentes, e assim sucessivamente, conseguiríamos mudar o mundo?

Foi esta pergunta que o filme deixou impressa num rapaz de 11 anos em 2014, e esse rapaz era eu, na altura com a mesma idade do protagonista do filme.

Desde então não parei de pensar que os responsáveis pela não resolução de muitos problemas que continuam a preocupar-nos, somos nós mesmos. Cada um de nós, ao não dar o melhor de si todos os segundos em todas as áreas da existência humana, quer como estudantes, pais, filhos, irmãos, cidadãos, na nossa profissão, somos responsáveis, e por essa razão a mudança começa em nós, no dever que todos temos de tentar.     

O mundo não esperava nada de Trevor, assim como, normalmente, não espera nada das crianças, que estão no mundo para aprender com os mais velhos. No entanto, com um ato que transborda de fé pela humanidade e uma ideia utópica, Trevor mostra-nos que todos somos responsáveis pela mudança e que mudar o mundo é possível através das nossas ações.

Sim, o mundo pode ser um lugar melhor!

Miguel T. 12.º C2

 

 Trailer oficial:




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

8Dias