Avançar para o conteúdo principal

Portugal Geográfico


TÍTULO: PORTUGAL GEOGRÁFICO

AUTOR: Suzanne Daveau
EDITOR: Edições João Sá da Costa
4ª edição 2005

COTA: 913 DAV

SINOPSE:

Livro com uma apresentação original, com a organização da matéria em duplas páginas, cada uma das quais dedicada a um só tema, independente, ainda que a ordem de apresentação corresponda a uma sucessão lógica. O livro pode assim utilizar-se em completa liberdade, ao sabor do interesse de cada um, sendo o leitor ajudado na sua escolha dos temas e no seu percurso pessoal pelas numerosas referências remissivas intra-textos, pelo Índice Geral do começo do livro e o Índice Temático do final.

É uma obra com uma exposição simples que permite a qualquer cidadão entender o próprio país.Utiliza uma linguagem clara, dando um lugar relevante à ilustração, da qual o texto não é mais, em vários casos, que um comentário. Dominam os mapas de desenho simplificado, que sintetizam a informação sobre determinado aspecto.

Portugal Geográfico abre na primeira parte, com a apreciação da posição do País no Mundo. Analisa-se o significado da sua situação planetária tanto no quadro do seu ambiente natural como das relações entre os homens.

Na segunda parte apresenta-se o enquadramento próximo de Portugal, nas duas vertentes peninsular e atlântica, e procura-se entender como surgiu e se individualizou a forte e persistente unidade nacional que o povo português elaborou.

A terceira parte é consagrada à diversidade interna do território e ao modo como os vários elementos do País se interligaram em conjuntos regionais de tipos diferentes, mais ou menos articulados e estáveis.

A quarta parte trata da vida rural e das suas marcas na paisagem, ou seja das formas e estruturas mais persistentes da fisionomia do País.

Finalmente, a quinta parte do livro é consagrada às áreas e aos eixos urbanizados.A sua estrutura é em parte herdada do passado mas conhece uma rápida e constante transformação, que decorre das importantes funções que estes espaços dinâmicos desempenham.

professor Mário Rui Simões

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1