Avançar para o conteúdo principal

Alfredo Bensaude



Realidades Presentes, Futuros Possíveis


Projecto concebido pela professora Helena Oliveira, no âmbito da coordenação dos directores de turma de 10ºano e da sua direcção de turma - 10.º C2, cuja primeira sessão, dedicada às profissões de Geotécnico e de Técnico de Informática, teve lugar dia 25 de Fevereiro, às 18:30 horas, na biblioteca, com a presença dos alunos da referida turma e respectivos encarregados de educação.

Foram convidados para dinamizar a actividade dois encarregados de educação de alunos da turma, o Geotécnico António Miguel e o Técnico de Informática Paulo Lopes, a psicóloga do Gabinete de Inserção Profissional, Dra. Sandra Barros e a professora bibliotecária, Liliana Silva.

Os encarregados de educação convidados começaram por descrever o seu percurso profissional e as áreas da sua intervenção:

A Geotecnia constitui uma profissão recente em Portugal que observa o comportamento dos solos e materiais (deformação, rigidez, resistência…), procurando manter a qualidade e segurança e modernizar as obras públicas (aterros, aeroportos), os recursos hídricos (barragens), os transportes e vias de comunicação (metro, túneis) e a habitação. Constitui também uma área que desenvolve estudos e pareceres (cartas de risco) e investigação para um melhor aproveitamento dos recursos e diminuição do risco das construções.

Num mundo dominado pelo poder da informação e do conhecimento, a profissão de Técnico de Informática ocupa uma importância crescente, designadamente nas seguintes áreas: preservação e salvaguarda de dados - a capacidade global de armazenamento de informação ultrapassa os 300,000,000,000,000 megabytes (se fosse guardada em CD-ROM formaria uma pilha que ultrapassaria a distância da Terra à Lua); segurança, já que os dados disponíveis são dotados de uma forte mobilidade, circulando por ambientes de difícil controlo; transformação de toda a informação disponível em conhecimento útil para os objectivos do utilizador.

A Dra. Sandra Barros apresentou os diferentes percursos formativos existentes nas áreas da Geotecnia e de Técnico de Informática e mostrou os caminhos possíveis para estas profissões. No âmbito da formação de Geotécnico, não existe propriamente um curso técnico a seguir, mas, sim, cursos profissionais na área da Cartografia e dos Sistemas de Informação Geográfica; a nível universitário, esta profissão enquadra-se nos cursos de Engenharia Geológica, Engenharia Geológica e Minas e Geologia. No âmbito da formação de Técnico de Informática existem percursos formativos de nível profissional 3 e 4 nas áreas de Programador de Informática/Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, de Técnico de Informática – Instalação e Gestão de Redes e de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos. Ao nível do ensino superior, a Dra. Sandra Barros mencionou os cursos e respectivos processos de candidatura de Engenharia Informática ao nível do ISCTE, da Faculdade de Ciências da UL, da Faculdade de Ciências e Tecnologias da UNL e de Engenharia Informática e de Computadores ao nível do ISEL e do IST.

Neste contexto e atendendo a que o tema do Plano Anual de Actividades 2010/2011 da Escola se intitula República, participação e cidadania num mundo interdependente, a professora Liliana Silva homenageou a figura de Alfredo Bensaude (1856-1941), convidado, em 1910, por Brito Camacho, Ministro do Fomento do Governo Provisório da República Portuguesa, a dirigir o Instituto Superior Técnico (IST). Assumir a direcção do IST num período em que 79% da população portuguesa era analfabeta e 1% da população activa em Portugal trabalhava na indústria não foi tarefa fácil. Bensaude fez os seus estudos na Alemanha e foi aí que se inspirou para revolucionar o ensino técnico e da engenharia em Portugal: recrutando professores nacionais e estrangeiros, introduzindo o método experimental que privilegia a observação objectiva dos factos científicos e valorizando a aplicação industrial dos trabalhos realizados em laboratórios e oficinas amplas que mandou construir. A adopção destas medidas fizeram do IST uma Escola de referência nacional e internacional que justifica a inauguração da exposição A génese do Técnico, Alfredo Bensaude.


A biblioteca agradece ao IST a oferta do catálogo sobre o centenário da instuição.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1