8Dias



Ambientalismo sombrio? Ou do que não gostamos não falamos?

A provocação desta semana envolve um assunto que, à partida, reúne grande consenso e aprovação. O vídeo que proponho e o desafio que lanço esta semana visa, justamente, colocar em perspectiva esse consenso. Ao mesmo tempo que pretende suscitar interrogações e inquietações relativamente às crenças mais comuns.

Como pano de fundo, proponho que se considere a acção humana nas suas mais variadas vertentes (políticas, éticas ou científicas), bem como a análise e a discussão racional das suas consequências. 
 Será que uma acção – como o investimento e a utilização em larga escala da energia eólica (e dos seus moinhos monstruosos) –, só porque pretende ser alternativa à utilização de outras fontes energéticas, é isenta de consequências?
Será que essas consequências são do conhecimento de todos? E a decisão de investir nessas alternativas teve início na discussão livre e aberta de todas as alternativas? Ou ser ambientalista (e agir como tal) dispensa-nos de ponderar as consequências das nossas escolhas e das nossas acções?

 A ligação para o vídeo encontra-se aqui.
 
 Digam de vossa justiça.
 
 
professor Luís Vilela

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

8Dias