Gigantes
Aqui está um livro que qualquer biblioteca escolar deve ter. Isto porque é um livro que contém cinco obras que mudaram a nossa visão sobre o mundo.
Aos ombros de Gigantes, de Stephen Hawking, é uma obra que nos aproxima das figuras que mais pensaram sobre o mundo que nos rodeia. Tem textos sobre a vida e obra de Copérnico, Galileu, Kepler, Newton e Einstein, bem como uma tradução Portuguesa das principais obras destes autores como:
- As revoluções das orbes Celestes de Nicolau Copérnico;
- Diálogos sobre as duas novas ciências de Galileu Galilei
-Harmonias do Mundo de Joahannes Kepler
- Princípios Matemáticos da Filosofia Natural de Isaac Newton;
- O Princípio da Relatividade de Albert Einstein
Quando pensamos em nós, qual o nosso papel neste pequenino e ínfimo ponto do Universo, podemos crer que não somos os únicos, já alguns dos nossos antecessores pensaram sobre o nosso pequeno grande Mundo, e mais, deram-nos uma visão de como o Mundo se gere. E esta obra reúne de uma forma simples cinco personagens que não só pensaram, como criaram leis que nos ajudam a entender a nossa posição no Universo.
O título desta obra deve-se a Newton. De facto, foi ele que um dia afirmou:
“Se vi mais longe, foi porque estava aos ombros de gigantes”.
Estes gigantes são precisamente Galileu e Kepler, e estes por sua vez estiveram aos ombros de um outro gigante que foi Copérnico, e podemos também dizer que Einstein se empoleirou então nestes quatro grandes pensadores para progredir no seu conhecimento.
Este livro reúne então as obras principais destes gigantes que nos mostraram a nossa posição no Universo.
E como o professor Carlos Fiolhais diz no prefácio do livro:
“Este é um grande livro, a todos os títulos. É grande não apenas no tamanho, mas é grande por reunir num só volume as maiores ideias dos maiores génios que a Humanidade jamais teve. Este volume condensa aquilo que o Homem foi sabendo a respeito do mundo físico ao longo de quinhentos anos. O último meio milénio proporcionou um avanço enorme à física, um avanço conseguido por gigantes. Resta-nos sonhar com o próximo meio milénio: a «pirâmide» humana vai decerto continuar a subir…”
Concordo plenamente com o professor Carlos Fiolhais, e creio que, é importantíssimo termos uma obra destas na nossa escola, não só para os professores se documentarem, como também, para os alunos poderem ter nas mãos as obras primas dos grandes pensadores dos últimos quinhentos anos da nossa existência.
professora Maria Manuel Marques da Costa
Comentários
Enviar um comentário