Avançar para o conteúdo principal

Pascal Mercier (*)



Numa manhã chuvosa, uma mulher prepara-se para saltar de uma ponte, em Berna. Raimund consegue dissuadi-la de tal propósito, mas depois a mulher desaparece. Tudo o que sabe é que é portuguesa. De tarde, entra numa livraria e, por acaso, descobre um livro de um autor português, Amadeu de Prado, que foi médico, poeta e resistente durante o salazarismo.

Raimund é, desde há muito tempo, professor de latim e grego, o que já o entusiasma tão pouco como o seu casamento, em estado de desagregação. Aprende português e, uma noite, mete-se num comboio para Lisboa, uma cidade que irá ser o local de todas as revelações: de dois mistérios da vida humana, da coragem, do amor e da morte.
Um livro que apetece reler lentamente, mal se acaba de ler.

Ibidem.


«Escrita sólida, fluida, um bilhete de ida para uma viagem recheada de ideias e personagens confrontadas com a História, o acaso, as escolhas. Metáfora para as mudanças e o exercício para a liberdade.»     
Visão

«Um misterioso escritor é pretexto para falar de questões como a solidão, a morte ou a identidade. Tudo a partir de Pessoa e da musicalidade do português».     
Diário de Notícias


O livro está disponível na biblioteca.
Cota: 82-3 MER




Comboio Noturno para Lisboa foi adaptado ao cinema pelo realizador Bille August, e quase integralmente rodado em Lisboa.
Conta com as interpretações de Jeremy Irons, no papel de Raimund Gregorius, e ainda de Mélanie Laurent, Jack Huston, Bruno Ganz, Lena Olin, Christopher Lee, Charlotte Rampling, e dos portugueses Nicolau Breyner, Beatriz Batarda e Marco d´Almeida.

__________________________

(*) Pascal Mercier é o pseudónimo literário do filósofo Peter Bien. Nasceu em Berna em 1944 e vive em Berlim. Até recentemente foi professor de Filosofia na Universidade de Berlim. Filho da pequena burguesia, cedo decidiu que não queria para si o tipo de vida que os homens da casa levavam. O determinismo do almoço às 12h30 imposto pela fábrica fê-lo começar a refletir sobre a condição humana ao completar 12 anos, altura em que iniciou a leitura da História, das religiões e da vida dos santos. Aos 45 começou a escrever romances «enquanto professor receei colocar a minha reputação académica em causa quando me iniciei na ficção. Precisava de me esconder atrás de um pseudónimo para ter coragem de me libertar na escrita». Escolheu o nome pelo qual hoje é conhecido na lista telefónica de Genebra. Comboio Noturno para Lisboa é o seu terceiro romance. Está traduzido em 15 idiomas.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1