Esta é a primeira biografia de uma das mais fascinantes personalidades médicas do século XX, a quem se devem duas contribuições científicas fundamentais,: a angiografia, uma técnica que permite a visualização dos vasos cerebrais, e a psicocirurgia, o primeiro tratamento cirúrgico de certas doenças psiquiátricas, agora reabilitada em consequência de progressos tecnológicos recentes.
António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz nasceu em 1874 em Avanca e formou-se na Universidade de Coimbra. A sua tese, intitulada «A Vida Sexual», tornou-se um sucesso de vendas. Em 1991 transferiu-se para a Universidade de Lisboa como professor de Neurologia. Até 1919 foi um político activo, chegando a ministro dos Negócios Estrangeiros do governo de Sidónio Pais e chefiando a delegação portuguesa à Conferência de Versalhes no final da Grande Guerra. Ganha em 1949 o Prémio Nobel da Medicina.
Esta é uma narrativa que o autor pretendeu objectiva e crítica, e para a qual dispôs de numerosos documentos e cartas inéditos e do testemunho de colaboradores e familiares de Egas Moniz.
Irá certamente contribuir para o melhor conhecimento de um português que, permanecendo ainda para muitos uma figura obscura, foi político, diplomata, homem de letras e do mundo, clínico de sucesso e cientista improvável.
O livro está disponível na biblioteca.
Cota: 929 - ANT
Comentários
Enviar um comentário