Avançar para o conteúdo principal

José Manuel Mendes



Dia 8 de Maio, de manhã, esteve na nossa escola, para nos falar de Saramago, o Dr. José Manuel Mendes – escritor, professor universitário, em Braga, presidente da APE (Associação Portuguesa de Escritores) e um grande amigo do nosso Nobel.
Num discurso claro, rico de informação, despertou o interesse e a atenção do auditório e deixou-nos a todos muito mais próximos do homem e do escritor que foi José Saramago.
Obrigada, Dr. José Manuel Mendes!
professora Fátima Monteiro
____________________________


Pela primeira vez, em 11 anos de ensino, consegui ficar atenta durante 90 minutos. É verdade, e tal proeza não é tarefa fácil.
 Mas não foi preciso grande aparato: Não foi preciso pesquisas científicas, cálculos matemáticos ou mesmo um conjunto de teorias filosóficas.
Precisei apenas de uma cadeira, um auditório e, acima de tudo, de uma pessoa que me despertasse o interesse.

E assim foi. A falar de José Saramago.

Mas deixem-me dizer-vos que não foi uma pessoa qualquer. Foi uma pessoa que me fez sentir que estava a conversar com um rapaz da minha idade. A sua simpatia, o seu sentido de humor, a juventude e a maneira como falava de um assunto que, se fosse abordado por outra pessoa qualquer, me teria feito contar todos os minutos e todos os segundos que faltavam para eu sair dali.
Foi apenas preciso a juventude de um rapaz que, afinal, já passou a juventude física há muitos, muitos anos.
E foi por todas estas razões – e por muitas outras – que fiquei com vontade de ler um livro de José Saramago.
E, acima de tudo, foi por isto que no final da palestra fui ter com o tal rapaz, de barbas e cabelo branco, e lhe disse:
“Parabéns. Foi a primeira vez que consegui ficar atenta durante 90 minutos”


 Sofia Nogueira


____________________________________


            Difícil será falar sobre alguém. Mais difícil será falar sobre um prémio nobel da literatura como foi José Saramago. No entanto, foi isso que José Manuel Mendes fez.

Com discurso eloquente e cativante conseguiu chamar a atenção de um auditório sobrelotado falando sobre um escritor como Saramago.
Desde os traços literários do escritor da Azinhaga até aos aspetos mais marcantes da sua personalidade, nada foi esquecido.
Eu – que adoro Saramago – nunca tinha visto tamanha façanha: conseguir que jovens (que cada vez mais preferem as tecnologias em detrimento de leitura) ficassem em silêncio e com atenção quase hora e meia a ouvir falar sobre um escritor tão singular como José Saramago.
Os meus mais sinceros parabéns pela magnífica visão dada, não só do escritor galardoado e laureado, mas também do ser humano.


Daniel, 12ºC1



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1 

8Dias

Passar das marcas? Acusar? Manipular? E se... Jornal i, 01 de Maio de 2010 Esta semana o 8Dias traz-vos mais um problema. Um dilema. Vamos a factos: recentemente foi retirado do Youtube um vídeo da cantora londrina M.I.A. que acompanha a sua recente canção Born Free , pela acusação de ser muito violento. O vídeo parece uma grande produção cinematográfica (ainda que contida em aproximadamente 9 minutos), onde se desenvolve a acção violenta de uma força de elite apostada em erradicar indivíduos cuja característica distintiva é serem ruivos. Para além de todos os dados (relevantes ou não) que gravitam em torno deste episódio - a questão que aqui se gostaria de propor é: será arte ou provocação gratuita a exibição de violência ou pornografia? Seja num teledisco, quadro ou novela. O contexto que proponho para analisar esta questão é o da liberdade de expressão e de pensamento, mas também o da mais simples intenção humana de manipular em vez de persuadir. E se for mais um aceno interpelador...