Leonardo Da Vinci



Ao longo da vida, Leonardo Da Vinci (1452-1519) regeu-se por um código pessoal de implacável ética do trabalho, insaciável  curiosidade e disciplina férrea, o que lhe permitiu superar as barreiras sociais impostas aos filhos ilegítimos - que os impedem de ter acesso a uma educação de nível médio ou alto e a uma formação artística - , e as invejas e ciúmes profissionais  dos seus contemporâneos.
Com o conturbado século XV em Itália como pano de fundo, Da Vinci e o seu Código de Vida acompanha a trajetoria desta grande figura do Renascimento, desde que se iniciou no atelier artístico de Andrea del Verrochio até aos últimos anos da sua vida, afetado por uma paralisia na mão esquerda que o impediu de finalizar a sua obra mais universal, Mona Lisa.
Embora Mona Lisa, A Última Ceia ou A Dama com Arminho sejam consideradas obras primas universais, a Da Vinci a pintura só interessava como meio de subsistência para poder continuar as suas criações e investigações nos campos da escultura, da engenharia e da ciência, nos quais, tal como na pintura, foi um génio e um visionário cujas fantásticas invenções só se tornaram realidade centenas de anos após a sua morte.

Ibidem.


O  DVD que acompanha a revista National Geographic de março, está disponível na biblioteca. Canal História, 2005, 91 min.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

8Dias