Tomando o Sol como um círculo, o seu perímetro dividido pelo diâmetro é igual a um número irracional conhecido por todos os alunos de Matemática: o Pi.
Este número surge não só na Matemática, como na Economia e Astronomia e na natureza de formas surpreendentes e misteriosas.
Ao longo dos tempos foram vários os matemáticos que tentaram calcular o valor de Pi com o maior número possível de casas decimais. Um deles foi Arquimedes, matemático grego que nasceu no ano 287 a.C em Siracusa, na Sicília, destacando-se também na área da mecânica e da física. Arquimedes descobriu um método para calcular o valor do número Pi, usando polígonos regulares com 96 lados inscritos e circunscritos a uma circunferência.
Esta descoberta foi posta em poema:
"Bom e belo é poder comunicar um número farto aos povos. Imortal Siracusão artista, engenhoso..."
O número de letras de cada palavra do poema corresponde, sucessivamente, aos algarismos da escrita decimal do número Pi.
És capaz de descobrir, a partir do poema, os primeiros 15 dígitos de Pi?
Hoje em dia o valor de Pi é conhecido com milhões de casas decimais!!
Uma curiosidade: foi criado o dia do Pi, que se comemora em vários países a 14 de Março ( 3/14). Esta data também foi escolhida por ser o dia de nascimento de um grande cientista a quem é atribuída a citação “Deus não joga aos dados” ou seja esse cientista “via” nesta estruturação matemática do Universo uma prova da existência de Deus.
Qual o nome deste cientista?
Se este texto te despertou interesse consulta um artigo escrito por Nuno Crato, AQUI.
Podes ainda ver no Youtube os 10 episódios da História do Pi.
Fica o 1/10. Os restantes poderão ser visionados, uma vez aberto o primeiro, na barra lateral direita do Youtube. AQUI.
professora Helena Rodrigues
professor António Rodrigues
Comentários
Enviar um comentário