Sabia que a Leal tem uma estação meteorológica?
A criação de uma estação meteorológica na Leal resultou do reconhecimento de que a zona de Rio de Mouro, onde a escola se situa, é dominada por um microclima ao qual os boletins meteorológicos televisivos não fazem referência.
O seu projecto foi concebido no âmbito de uma candidatura ao Ciência VIVA (Agência Nacional para a Cultura Cientifica e Tecnológica), subordinada ao título Medir o Tempo.
Originalmente, esta iniciativa foi implementada no pavilhão C da escola, num período em que a internet era restrita e não se falava em blog, facebook, H5, etc. e envolveu os alunos da, já extinta, disciplina de Técnicas Laboratoriais de Física. Os responsáveis foram os professores de Físico-Química, António Lobo e Luís Cerqueira, de Geografia.
Com o apoio da equipa do Plano Tecnológico de Educação, em particular dos professores Victor Alves, Francisco Gonçalves e Cristina Ochoa; do clube Infografia, responsável pelo logotipo e pela imagem e do funcionário da biblioteca, Sr. João Fernandes, hoje é possível consultar os dados climatéricos através da consola que se encontra na biblioteca ou na internet no sitio da estação, AQUI.
Informação que pode ler na interface de aquisição de dados e no computador da estação meteorológica disponível na biblioteca: temperatura local, máxima e mínima; temperatura aparente; humidade relativa; pressão atmosférica; variação da pressão atmosférica; precipitação diária e precipitação média, entre outras. Toda esta informação relativa ao próprio dia e ao dia seguinte.
professor António Lobo
Se quiser saber mais sobre o tema, consulte a obra:
RETALLACK, B., Meteorologia, Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, Lisboa, s/d.
E o Museu da Meteorologia, conhece? AQUI.
E o Museu da Meteorologia, conhece? AQUI.
Comentários
Enviar um comentário